Logo CNA

CNA participa da reunião da Câmara Setorial do Milho
MILHO COLHEITA

Encontro debateu mercado do grão, seguro e novas variedades

8 de março 2023
Por CNA

Brasília (08/03/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (7), da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Milho do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que discutiu, entre outros temas, o mercado do grão, a contratação de seguro e novas variedades do cereal.

No encontro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentou uma conjuntura do mercado para a oferta e demanda do milho. Com base nas informações, o assessor técnico da CNA Tiago Pereira explicou que as perspectivas de produção são positivas para o Brasil e há sinais de uma recuperação de área e produtividade nos EUA.

Já os preços continuarão elevados considerando a série histórica. Em relação à demanda interna, o crescimento do setor de proteína animal deve se manter firme no Brasil, aumentando a demanda pelo cereal, disse Pereira. Para o mercado externo, as exportações do milho brasileiro permanecem altas para o período, com um declínio dos embarques que será observado a partir de março.

Whats App Image 2023 03 07 at 10 17 50

Segundo dados da Associação Nacional de Exportadores de Cereais (ANEC), as exportações de milho da safra corrente devem bater o recorde de 50 milhões de toneladas, com a perspectiva de o Brasil ultrapassar os EUA nas exportações de milho.

Também na reunião, a Secretaria de Política Agrícola do Ministério apresentou dados do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), que oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção com custo reduzido, por meio de auxílio financeiro do governo federal.

Milho e soja despontam como as culturas que mais acessam as indenizações disponibilizadas. Nos últimos anos, R$ 22 bilhões foram pagos em indenizações pelas seguradoras aos produtores rurais. Desse total, R$ 16 bilhões foram desembolsados entre 2020 e 2022.

Poe sua vez, a Embrapa fez uma análise das cultivares de milho disponíveis para a safra 2022/2023, onde constatou o lançamento de 98 novas variedades híbridas disponibilizadas para os produtores. Deste total, 94,9% são cultivares transgênicas com mais de um evento na sua constituição genética. O restante (5,1%) é de cultivares convencionais.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas