Logo CNA

CNA participa da assinatura de pacto sobre condições de trabalho na cafeicultura
Whats App Image 2023 08 30 at 15 55 10

Evento ocorreu na quarta (30)

31 de agosto 2023
Por CNA

Brasília (31/08/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (30), da assinatura de um pacto que reforça o compromisso e a cooperação entre instituições públicas e privadas para viabilizar ações que aperfeiçoem, cada vez mais, as condições de trabalho na cafeicultura brasileira.

A solenidade de assinatura do “Pacto pela Adoção da Boas Práticas Trabalhistas e Garantia de Trabalho Decente na Cafeicultura Brasileira” ocorreu na sede do Ministério do Trabalho e Emprego e contou com a presença dos vice-presidentes da CNA, José Mário Schreiner, Mário Pereira Borba, Muni Lourenço, do diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, e do diretor-técnico, Bruno Lucchi.

Em seu discurso, Schreiner, que representou o presidente da CNA, João Martins, falou sobre a importância do diálogo entre todas as partes para a construção de convergências em torno do tema.

O vice-presidente disse que a CNA, por meio das 27 Federações estaduais de agricultura e pecuária e dos milhares de sindicatos rurais no Brasil, já “trabalha exaustivamente” para capacitar, aprimorar as relações de trabalho e levar informações importantes aos produtores e trabalhadores do campo e citou, como exemplo, questões referentes a Norma Regulamentadora 31 (NR).

Na cerimônia, Schreiner citou ainda o trabalho fundamental do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que com os técnicos de campo espalhados pelo Brasil, capacita, qualifica e leva conhecimento principalmente aos pequenos e médios produtores de alimentos.

“Estamos aqui reafirmando o nosso compromisso com as relações do trabalho no campo. Esse é o nosso compromisso porque não há empregador sem trabalhador e nem trabalhador sem empregador. Então, nós temos que zelar por essa harmonia”, afirmou Schreiner.

Imagem

O texto do “Pacto” foi amplamente debatido pela CNA e pelas instituições signatárias: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados Rurais (Contar), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério do Trabalho.

Considerado pioneiro, o “Pacto” traz como uma inovação a criação de uma “mesa de diálogo” setorial do café que irá possibilitar a resolução de uma série de questões relacionadas ao emprego e formalização dos vínculos trabalhistas no setor.

Além disso, serão feitas campanhas para informar sobre os benefícios da assinatura na carteira de trabalho e as questões legais que envolvem trabalhadores safristas e os programas sociais de transferência de renda.

Assinaram o pacto, além do vice-presidente da CNA, os ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, o diretor do escritório da OIT para o Brasil, Vinicius Carvalho, o presidente da Contag, Aristides Veras, e o presidente da Contar, Gabriel Bezerra. O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, assinou os termos de adesão do pacto.

Durante a solenidade também foi instalada a Comissão Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais, prevista no Decreto 11.636/2023. A comissão será composta por 21 membros e a CNA terá assento com titular e suplente.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação