Notícias
Entidades do Brasil, Argentina e Paraguai assinam manifesto sobre legislação ambiental europeia
26 de setembro 2023CNA e entidades de soja e milho da América do Sul analisam impactos da lei europeia antidesmatamento
26 de setembro 2023Hub CNA Digital lança novo desafio para startups do agro
26 de setembro 2023CNA participa da 7ª edição da Expedição Custos Cana

Evento foi promovido pelo Pecege Consultoria e Projetos em Piracicaba (SP)
Brasília (03/03/2023) – A CNA participou, na quinta (2), da 7ª edição da Expedição Custos Cana do Pecege Consultoria e Projetos, em Piracicaba (SP).
O evento apresentou análises inéditas dos indicadores de custos de produção da safra 2022/2023, levantados periodicamente com unidades industriais de todo o país.
A assessora técnica da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA, Eduarda Lee, acompanhou o evento e destacou que, de acordo com as estimativas do Pecege, os números para a safra de cana 2023/2024 serão ainda mais positivos, principalmente devido ao clima mais favorável, à baixa idade média dos canaviais e aos menores custos de produção em relação à safra passada.
Eduarda afirmou ainda que a expedição também debateu a atual conjuntura e as perspectivas de produção e comercialização do açúcar, etanol e bioeletricidade.
"A oferta de açúcar global não aumentou muito, mas o consumo sim. É um ponto positivo porque aumenta o preço pago ao produtor. Em relação ao etanol, o produto está se consolidando como commodity global. Em 2022, 8% do etanol total produzido no Brasil foi exportado, abrindo uma janela de comercialização, principalmente para a União Europeia. Anteriormente esse número era da ordem de 5%”.
Por outro lado, algumas questões preocupam o setor na próxima safra como o atraso nas operações devido às chuvas, principalmente o plantio, taxas de juros elevadas, além de pragas e a possibilidade de ocorrência de El Niño no segundo semestre.
“Apesar desses possíveis efeitos na safra, a produtividade dos canaviais será maior e o clima melhor, com moagem que pode atingir quase 590 milhões de toneladas. O açúcar deverá seguir com preços resilientes e mais atraentes, de acordo com as análises do Pecege”, ressaltou Eduarda.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte