Logo CNA

Acre

CNA marca presença na abertura de congresso internacional no estado do Acre

6 de setembro 2019

Por: Astorige Carneiro (ASCOM/SENAR - AC)

Reunindo diversas entidades e palestrantes nacionais e internacionais, foi realizada na última quarta-feira (05/09) a abertura da primeira edição do Congresso Internacional de Pecuária Leiteira da Amazônia Ocidental.

Cipel1

O evento foi criado para trazer novas perspectivas ligadas às discussões mais atualizadas sobre o Sistema de Produção Leiteira, abordando temas como manejo de pastagem, manejo e reprodução do gado leiteiro, avaliação e desempenho das propriedades leiteiras, qualidade do leite, sustentabilidade, gestão e legislação pertinentes.

Cipel2

O lançamento da programação foi realizado na sede do Sebrae – Acre, e contou com a presença de representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – Acre), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal do Acre (Ifac), e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Cipel3

Rodrigo Alvim, presidente da Comissão de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), foi um dos convidados para palestrar aos participantes do evento. Em sua fala, foi debatido o tema “Cenários e perspectivas para o mercado lácteo na Amazônia Ocidental”.

Cipel5

“É importante frisar o trabalho feito pela CNA, principalmente no que diz respeito às ações para defender os interesses dos produtores no Brasil. A pecuária de leite talvez seja a cadeia produtiva com mais eventos acontecendo ao longo do ano, e este congresso é fundamental para que o Acre consiga se transformar em uma bacia leiteira de destaque. Para isso, assuntos como assistência técnica e produção eficiente devem sempre estar presentes”, disse Alvim.

Cipel4

Para Jayane Alves, aluna do 8º período de Zootecnia, a experiência é importante para o futuro do setor no Estado: “As palestras estão sendo muito produtivas, e todos estes assuntos são trabalhados no curso. Toda essa experiência, que inclui até a presença de especialistas internacionais, poderão ser aplicadas futuramente quando meus colegas e eu ingressarmos no mercado de trabalho”.

Cipel6

Mauro Marcello Gomes de Oliveira, superintendente do Senar – AC, reforçou a importância da cadeia produtiva do leite no Acre: “É incrível como essa área de produção aparece nos diálogos que temos com as comunidades rurais. O Sistema Faeac/Senar quer ser parceiro nessa nova jornada, e temos certeza que será um caminho sem volta para transformar a realidade econômica e produtiva da nossa bacia leiteira”.

O congresso segue com a programação até sexta-feira (6 de setembro). Clique AQUI e confira os horários.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas