Logo CNA

CNA levanta propostas do Centro-Oeste para o Plano Agrícola e Pecuário 2023/2024
Whats App Image 2023 03 09 at 17 19 53

Encontro foi realizado na quinta (9), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás

10 de março 2023
Por CNA

Brasília (10/03/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na quinta (9), em Goiânia (GO), mais um encontro regional para debater as propostas do setor agropecuário para o Plano Safra 2023/2024.

A reunião foi realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) com o objetivo de reunir as demandas da região Centro-Oeste que serão levadas pela CNA ao governo federal como contribuição para as diretrizes da próxima safra.

Segundo o presidente da Faeg e da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, José Mário Schreiner, ultimamente os recursos do Plano Safra não têm sido suficientes para atender toda a demanda do setor, que hoje fica em torno de R$ 1 trilhão ao ano.

“Além da necessidade de construirmos um plano robusto que atenda todas as cadeias, também precisamos fomentar os instrumentos privados, através do mercado de capitais”, disse Schreiner.

O assessor técnico da CNA, Guilherme Rios, afirmou que a participação das federações nos encontros é fundamental para mensurar a necessidade específica de cada uma das regiões.

“Queremos apresentar ao governo uma proposta que contemple toda a demanda do setor, não só de recursos, mas também de itens financiáveis que possibilitem a expansão da produtividade e aumento da tecnologia no campo”, explicou.

Guilherme Rios/Foto: Fredox Carvalho (Faeg) Guilherme Rios/Foto: Fredox Carvalho (Faeg)

As principais demandas dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, discutidas no encontro, foram o aumento de recursos e redução na taxa de juros; atualização dos valores para enquadramento dos produtores às diferentes linhas de crédito; elevação dos limites para custeio, por beneficiário, por ano agrícola; melhoria de alternativas de garantia para financiamento do Pronaf e priorização dos Programas PCA, ABC+ e Moderfrota no caso de crédito para investimento.

O próximo encontro será realizado na segunda (13), na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e reunirá as federações, produtores e sindicatos dos estados do Sudeste.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Fredox Carvalho (Faeg)
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas