Logo CNA

CNA Jovem realiza capacitação de instrutores estaduais em Brasília
Geral CNA Jovem Edit

Equipes das federações serão capacitadas durante o mês de maio

8 de maio 2023
Por Senar

Brasília (08/05/2023) – O Sistema CNA/Senar realizou, na quinta (4) e na sexta (5) a capacitação dos gestores e instrutores que atuarão nas etapas estaduais do Programa CNA Jovem 2022/2023.

Nesta primeira rodada, representantes de nove federações participaram do encontro na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em Brasília.

Em sua 5ª edição, o CNA Jovem tem o objetivo de identificar, desenvolver e integrar lideranças jovens de todo o Brasil, com idade entre 22 a 30 anos. Nesta edição, contou com 2.446 inscrições. Desse total, 410 participantes, todos com formação técnica ou superior e vínculo com a agropecuária, avançaram para as etapas estaduais do programa.

De acordo com o assessor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Caio Vasconcelos, os encontros regionais desta edição estão previstos para começar em junho e a etapa nacional em agosto.

O encontro de gestores e instrutores, realizado na CNA, reúne representantes das federações do Rio de Janeiro, Maranhão, Santa Catarina, Ceará, Espírito Santo, Alagoas, Bahia, Roraima e Rondônia. Os demais estados serão capacitados em outras duas turmas – realizadas dias 9 e 10 de maio e dias 11 e 12 de maio.

“Os encontros regionais serão realizados por esses gestores e instrutores e serão compostos por palestras, atividades dinâmicas e vivências, além de trabalhar um desafio coletivo definido pela Administração Regional. A partir dos resultados das etapas regionais, cerca de 60 jovens serão selecionados para participar da etapa nacional do programa”, destaca.

Gestores e instrutores que atuarão nas etapas estaduais do Programa CNA Jovem Gestores e instrutores que atuarão nas etapas estaduais do Programa CNA Jovem

A gestora do Programa CNA Jovem na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Francine Iagher, faz parte do programa desde sua primeira edição e acompanha os instrutores do estado na capacitação. “Foram dias de muito aprendizado que vamos, com certeza, levar para o nosso Estado para realizarmos os encontros estaduais com muita qualidade para os nossos jovens”, afirma Francine.

A instrutora do Senar em Roraima, Regina Raspini, participou da segunda edição do CNA Jovem e se diz uma entusiasta do programa. Segundo ela, como participante do CNA Jovem não tinha noção de como os instrutores são tão bem capacitados para identificar e desenvolver as habilidades dos jovens. “Estou muito animada para encontrar os jovens do meu Estado e sei que temos que chegar lá com 200% de energia para responder às expectativas deles”, brinca Regina.

O CNA Jovem oferece um conteúdo inédito distribuído por oficinas digitais, encontros estaduais e nacionais, e atividades presenciais em todos os estados participantes.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas