CNA e Sistema Faeal/Senar investem na formação de jovens lideranças do agronegócio
Primeito encontro regional da 6ª edição do Programa CNA Jovem aconteceu no último fim de semana com 15 participantes
Guilherme Lamenha
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeal/Senar
O primeiro encontro da 6ª edição do Programa CNA Jovem reuniu 15 futuras lideranças do agronegócio alagoano no último final de semana, na sede do Sistema Faeal/Senar, em Maceió. O objetivo é identificar, desenvolver competências e integrar jovens lideranças do agro de todo Brasil.
Álvaro Almeida, presidente do Sistema Faeal/Senar, deu todo apoio para a realização do programa em Alagoas e destacou a importância da iniciativa. “Precisamos estimular a participação dos jovens e das mulheres dentro dos sindicatos rurais, aqui na Federação e no Senar, só assim teremos um sistema cada vez mais inovador e voltado para o desenvolvimento do agronegócio em todas as suas potencialidades”, afirmou.
A etapa regional é comandada pelo Sistema Faeal/Senar, sob a coordenação da gerente técnica da instituição Graziela Freitas. A abertura contou com a palestra da superintendente-adjunta do Senar Alagoas, Luana Torres, que falou sobre a importância de estimular uma nova geração de líderes capazes de assegurar a sucessão e a inovação no setor agropecuário.
Luana Torres integrou a primeira edição do programa e foi uma das representantes do nosso estado na etapa nacional, em 2014, que marcou o início do programa de formação de novas lideranças. “Eu costumo dizer que existe um antes e um depois de participar do CNA Jovem, já que essa imersão proporciona vivências e trocas de experiências únicas, proporcionando um novo entendimento sobre o segmento e o nosso papel no seu desenvolvimento”, pontuou.
Para participar do programa é necessário ter entre 22 e 30 anos, além de vínculo com o setor agropecuário (produtor rural ou familiar de produtor rural), formação de nível técnico ou superior completo e atuação profissional em áreas ligadas ao agro. Os selecionados enfrentam três fases: seletiva, regional e nacional e a cada aprovação, o jovem passa para a fase seguinte.
Na primeira fase, o participante faz uma prova objetiva de conhecimentos sobre o Sistema CNA/Senar e o setor agropecuário e uma avaliação de habilidades comportamentais de liderança. Na fase regional, os classificados e habilitados participam de oficinas e mentorias online, com apoio de tutores e facilitadores, e de três encontros presenciais nos seus estados para o desenvolvimento de iniciativas que contribuam com o crescimento do setor no seu estado.
Ao final dessa etapa, os jovens receberão certificados por competências e quem for selecionado passará para a fase nacional. Nessa etapa, o programa reunirá os jovens selecionados de todos os estados brasileiros para completar a formação com novas oficinas, mentorias e encontros nacionais presenciais.
É também na fase nacional que os participantes apresentarão as iniciativas que desenvolveram ao longo do programa para solucionar desafios lançados pelo Sistema CNA/Senar visando o fortalecimento do produtor rural brasileiro.
O primeiro encontro regional em Alagoas teve como instrutores locais o supervisor de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Leoncio Gusmão e a facilitadora Nadjane Peixoto, além do representante da CNA, o consultor Demócrates Schmidt. “Os jovens participantes estão de parabéns, já que o grupo todo se mostrou muito envolvido e dedicado ao sucesso do evento, sem falar da receptividade aqui de todos do Sistema Faeal/Senar”, destacou Demócrates Schmidt.