Logo CNA

Setor do cacau se reúne com o governo para tratar de ações de fortalecimento da cadeia
Cacau MAPA

Encontros aconteceram na segunda (25), em Brasília

25 de abril 2023
Por CNA

Brasília (25/04/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na segunda (24), de reuniões com os ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau e Sistemas Agroflorestais do Mapa para discutir propostas de fortalecimento do setor.

Participaram do encontro o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau e Sistemas Agroflorestais e representante da CNA, Milton Andrade, e a assessora técnica da CNA, Letícia Fonseca.

Ao ministro da Agricultura, uma das solicitações foi o fortalecimento do Plano de Contingência da Monilíase, a partir da realização de cursos de classificadores do cacau nos estados do Norte.

“A classificação das amêndoas ainda no local de origem reduz sobremaneira os riscos de disseminação da doença”, destaca a analista técnica da CNA, Letícia Fonseca, presente nos encontros.

Reunião com o ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira Reunião com o ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira

Para o titular do MDA, os representantes discutiram uma proposta de convênio entre instituições financeiras e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a ampliação do acesso ao crédito rural para produtores da Região Norte.

Durante os encontros, os representantes do setor destacaram o potencial da cacauicultura como agente de conservação da biodiversidade, bem como geração de renda e desenvolvimento socioeconômico das regiões produtoras.

Os representantes também relataram alguns desafios, como o fortalecimento de ações de defesa agropecuária no setor; a destinação de verba específica para a priorização e a ampliação do suporte fitossanitário para a cultura, em especial para combater a vassoura de bruxa e a monilíase; e ampliação da assistência técnica.

As audiências foram solicitadas por representantes da cadeia produtiva do cacau e contaram com a participação de representações dos produtores, indústrias moageiras, indústria de derivação e instituições de pesquisa. O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Guilherme Moura, também participou do encontro.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação