Logo CNA

CNA e FAEMG abrem Semana Internacional do Café
Semana internacional do cafe logo 2

Evento começa nesta quarta (7), em Belo Horizonte

6 de novembro 2018
Por CNA

Brasília (06/11/2018) – Os presidentes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Roberto Simões, participam nesta quarta (7), às 13h, em Belo Horizonte (MG), da cerimônia de abertura da Semana Internacional do Café (SIC), que acontece até sexta (9), na Expominas, na capital mineira.

A expectativa é de que o evento receba milhares de visitantes de 60 países. O principal evento nacional da cadeia produtiva traz como novidade neste ano a realização inédita no Brasil de quatro das mais importantes competições internacionais entre baristas do mundo inteiro, representando mais de 40 países.

Os torneios são considerados uma Copa do Mundo do café: World Latte Art Championship; World Coffee in Good Spirits Championship; World Brewers Cup e o World Cup Tasters Championship.

Esses concursos avaliam habilidades como o desenho no café com leite, preparo com drinques alcóolicos e outros ingredientes que harmonizam a bebida quente ou fria, preparo do café com método filtrado e um campeonato de provadores para adivinhar o aroma.

“Todos esses tipos de competição vêm para mostrar a valorização do trabalho do produtor rural”, diz o assessor técnico da Comissão Nacional de Café da CNA, Maciel Silva.

Ainda no evento, a CNA realiza uma pesquisa junto aos cafeicultores com o objetivo de levantar informações sobre a atividade cafeeira para fazer um diagnóstico da safra. Também haverá palestras, seminários e um fórum sobre sustentabilidade, entre outros eventos.

Quem visitar a feira também poderá conhecer o Espaço Café+Forte, onde funcionará o estande da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), uma das realizadoras do encontro.

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

Conheça alguns dos destaques da Semana Internacional do Café 2018:

- Exposição de produtos

A plataforma de negócios para o mercado de cafés possui área de exposições e atrações focadas para os produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, food service, baristas e consumidores. Em 2017, foram 141 empresas expositoras, que atraíram 17 mil profissionais e interessados, gerando mais de R$ 35 milhões em negócios iniciados no evento.

- DNA Café 2018

Simpósio com encontro de atores da cadeia cafeeira nacional e internacional para debater tendências, desafios e ações para o futuro do mercado de café mundial. Os encontros são realizados em formato de mesas redondas, com representantes de diversos setores e mediadores.

- Fórum da Cafeicultura Sustentável 2018

Reunirá os principais profissionais do setor para debater ações na cafeicultura e os próximos passos para o desenvolvimento sustentável das gerações futuras. O Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, tem na agricultura nacional o exemplo para o mercado internacional no tema sustentabilidade da cadeia produtiva.

- 8º Encontro Nacional IWCA Brasil

A Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil realiza encontro anual para debater os principais passos para atuação do grupo. A Aliança é formada por representantes de diversos Estados brasileiros que atuam na agroindústria do café como cafeicultoras, empresárias e baristas.

- Cafeteria Modelo

Direcionada ao mercado de food service, a atração conta com capacitação técnica para empreendedores e orientação em planejamento de negócios. Oferece também workshops práticos, com conceituados profissionais brasileiros, sobre o preparo de expressos e drinques, leite com café, torra, degustações e os mais diferentes métodos de preparo da bebida.

- Encontro de Produtores do Programa Café+Forte

Encontro promovido pela FAEMG com produtores e técnicos participantes do programa, que realiza a transferência de tecnologia nas áreas de gestão e custos, melhorando a capacidade de gerenciamento do cafeicultor mineiro.

- Reuniões Educampo Café

O encontro reúne técnicos para discutir aspectos relativos à metodologia do Educampo, programa desenvolvido pelo Sebrae. O projeto propõe a capacitação permanente e assistida ao produtor e possibilita a adoção das melhores práticas gerenciais e técnicas, de acordo com a disponibilidade de recursos em sua propriedade.

- Sala de Cupping & Negócios

Amostras de cafés nacionais da safra atual são enviadas por produtores de todo o Brasil e, então, provadas por classificadores e compradores nacionais e internacionais para a venda direta pelos produtores.

- Coffee of the Year Brasil 2018

Os 10 melhores cafés são provados pelo público e o mais votado é escolhido o melhor café do Brasil desta safra. A premiação será anunciada no dia 9 de novembro durante a Semana Internacional do Café.

- Cursos de Torra (Torra Lab)

Mestres de torra realizam cursos técnicos e práticos sobre como torrar o café e aspectos de gestão de microtorrefações.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR (Com informações da Faemg e da Assessoria da SIC)
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação