CNA discute propostas para Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura
Encontro aconteceu na quinta (4), em Brasília
Brasília (11/12/2025) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta-feira (4), de reunião para discutir propostas para o Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
A iniciativa conduzida pelo Sistema CNA/Senar, Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e Sebrae buscar reunir contribuições dos representantes da cadeia produtiva da aquicultura com o objetivo de estruturar ações para o desenvolvimento do setor.
Este foi o último encontro de 2025 para debater iniciativas de desenvolvimento do Plano., que tem como foco identificar e propor soluções para os principais gargalos enfrentados nas cadeias produtivas aquícolas, visando ampliar a competitividade, a sustentabilidade e o crescimento do setor.
O vice-presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA, Antônio Marcos Ribeiro do Prado, apresentou a visão dos produtores rurais e destacou os desafios enfrentados diariamente na produção, como entraves regulatórios, necessidade de modernização tecnológica e aprimoramento da infraestrutura produtiva.
Ele também ressaltou que a entidade também contribuiu com propostas concretas para fortalecer o ambiente de negócios e ampliar as condições para que a aquicultura avance de forma sólida e sustentável.
“A presença ativa da CNA ao longo de todas as oitivas reforça o compromisso da entidade em garantir que as demandas reais do campo sejam consideradas no desenvolvimento das políticas públicas”, frisou.
O diretor adjunto de Assistência Técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Rafael Costa, e a assessora técnica da CNA, Kalinka Koza, participaram da reunião.