Logo CNA

CNA discute medidas para aves e suínos
Whats App Image 2023 06 21 at 12 43 12 1

Lei da Integração e Influenza Aviária foram os principais temas discutidos com parlamentares e na Câmara Setorial

22 de junho 2023
Por CNA

Brasília (22/06/2023) – Integrantes da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniram com parlamentares e participaram da reunião da Câmara Setorial de Aves e Suínos do Ministério da Agricultura.

Na Câmara dos Deputados, o presidente da Comissão, Adroaldo Hoffmann, se reuniu com o deputado Vander Loubet, na terça (20), e com o deputado Covatti Filho, na quarta (21), para discutir questões relacionadas a Lei da Integração (13.288/2016).

“Explicamos aos parlamentares como funciona a lei e estamos buscando apoio dos deputados para aprimorar a legislação. A receptividade dos deputados à proposta foi muito boa”, disse Adroaldo Hoffmann.

Reunião com deputado Vander Loubet Reunião com deputado Vander Loubet

A Lei de Integração prevê, entre outros pontos, a criação das Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs). As Cadecs são ambientes para as discussões e deliberações sobre os problemas de produção apontados tanto pelos produtores como pelas indústrias, possibilitando que os membros do polo produtor resolvam os problemas da integração de sua região.

Na Câmara Setorial, na quarta (21), um dos temas abordados foi a influenza aviária no país. O Brasil já tem registrado 39 focos confirmados em aves silvestres em cinco estados: Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Segundo a CNA, o país tem intensificado as ações de investigações e coletas de amostras para análise e a orientação da entidade para os produtores rurais é reforçar suas medidas de biosseguridade.

Reunião da Câmara Setorial Reunião da Câmara Setorial

Outros temas debatidos no encontro foram a situação atual e as expectativas em relação aos mercados interno e externo e o plano de prevenção da peste suína africana (PSA).

Participaram das agendas o consultor da Comissão, Iuri Machado, o assessor técnico Rafael Ribeiro de Lima Filho, o coordenador de Produção Animal, João Paulo Franco, e a assessora de Relações Institucionais Luana Medeiros.

Acesse aqui o Programa Cadec Brasil

Acesse aqui o Comunicado Técnico com as orientações para a influenza aviária

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação