Logo CNA

CNA discute conformidade tributária
Whats App Image 2023 08 16 at 11 09 23

GT Econômico se reuniu na quarta (16) para tratar das ações de fiscalização tributária da Receita Federal no agro

16 de agosto 2023
Por CNA

Brasília (16/08/2023) – O Grupo de Trabalho Econômico do Sistema CNA se reuniu na quarta (16) e tratou de dois temas que impactarão os produtores rurais; O início das ações de fiscalização tributária da Secretaria da Receita Federal no agro e a tramitação da Reforma Tributária no Senado.

O GT ouviu os técnicos do órgão federal, Pablo Moreira e Cláudio Morello, que explicaram como vai funcionar o Programa Nacional de Conformidade Tributária, que prevê ações para regularização fiscal do produtor rural pessoa física.

Segundo Pablo Moreira, o foco da iniciativa é estimular a autorregularização, evitando interpretações equivocadas da legislação e o pagamento de multas por parte dos contribuintes do setor rural.

A Receita Federal está cruzando informações e irá analisar alguns pontos como a apresentação da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – Atividade Rural e do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR), a correta tributação das receitas da atividade rural e a dedução de despesas relativas à atividade rural, na apuração do resultado fiscal.

A partir de setembro os contribuintes que tiverem alguma inconformidade detectada irão receber uma carta pelos Correios (físico) ou na caixa postal eletrônica do contribuinte (e-CAC da Receita Federal), solicitando avaliação das inconformidades e, se for o caso, a retificação das declarações.

Claudio Morello afirmou que as notificações serão direcionadas aos casos com indícios de erro e desconhecimento da legislação. Após o recebimento da notificação (física ou eletrônica), o contribuinte terá o prazo de 60 (sessenta) dias para regularização das pendências sem a incidência de multas.

Caso o contribuinte não entregue ou retifique as pendências, a Receita poderá aplicar multa qualificada que pode chegar a 225%. O fiscal orienta que é possível o contribuinte consultar se possui alguma irregularidade diretamente no portal e-CAC.

O órgão solicitou o apoio das entidades representativas dos produtores rurais para avaliarem o “perguntas e respostas” que será disponibilizado no portal da Receita ( www.receita.fazenda.gov.br ) , e em caso de dúvidas ou questionamentos sobre os procedimentos, os produtores, através das Federações e da CNA, poderão direcioná-las para que a Secretaria possa incluir ou alterar o documento, se for o caso.

Renato Conchon, coordenador do Núcleo Econômico da CNA, afirmou que a entidade vai colaborar com a Receita Federal para abrir canais de comunicação e divulgar essas informações aos produtores rurais.

“Vamos orientar o produtor rural para ficar atento à possível notificação, buscando orientação junto à federação do seu estado e à CNA e depois faremos esse feedback com a Receita”.

A RFB já iniciou a ação com projetos pilotos em Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina, e soma 53.689 autorregularizações nos cinco estados.

O encontro tratou ainda sobre o andamento da Reforma Tributária no Senado. Conchon apontou os principais pontos defendidos pelo setor para apoio ao texto que será debatido no Senado Federal. Todos os documentos e estudos apresentados pela CNA estão disponíveis no portal da internet: ( www.cnabrasil.org.br/reformatributaria ).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas