Logo CNA

CNA discute comparativo internacional de custos de produção de grãos
SOJA

Esse e outros temas foram tratados na reunião da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas

6 de setembro 2022
Por CNA

Brasília (06/09/2022) – A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na segunda (5), para discutir, entre outros temas, os custos internacionais de produção de grãos.

O pesquisador Mauro Osaki, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), fez um comparativo sobre os custos de produção no Brasil e em outros países.

Segundo ele, mesmo com o aumento da produção de soja e milho no país, o produtor brasileiro fica em desvantagem competitiva, diante da alta dos custos.

Gastos com fertilizantes, defensivos agrícolas, sementes, diesel e manutenção preventiva e mão de obra diminuem a competitividade, de acordo com o pesquisador.

Para a soja, o custo de produção do Brasil, considerando a média dos últimos cinco anos, foi o dobro da Argentina, quase duas vezes maior que o da Ucrânia e 7,8% superior ao dos EUA.

Whats App Image 2022 09 06 at 12 15 36 1

No caso, do milho, o custo de produção do grão no Brasil é quase o dobro do da Argentina, 12% superior ao do produto norte-americano e 15% maior que o ucraniano.

Brasil, Argentina e EUA representam 80% da produção mundial de soja. Em relação ao milho, os principais produtores, respondendo por 68% da oferta global, são EUA, China, Brasil e Argentina.

Ainda no encontro, os assessores de Relações Institucionais Victor Ayres e Fabíola Melo fizeram uma apresentação sobre os temas de interesse do setor que tramitam no Congresso Nacional.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas