Logo CNA

CNA discute cadastro da agricultura familiar e crédito fundiário
Marina Reuniao Comissao

Temas foram tratados na reunião da Comissão Nacional dos Empreendedores Rurais Familiares

8 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (08/11/2023) – A Comissão Nacional dos Empreendedores Rurais Familiares da CNA se reuniu, na terça (7), para discutir as ações do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), o Programa Nacional de Crédito Fundiário e as perspectivas para 2024.

O encontro foi coordenado pelo presidente da Comissão, José Zeferino Pedrozo, e pela assessora técnica, Marina Zimmermann. A reunião contou, ainda, com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

José Zeferino Pedrozo, presidente da Comissão Nacional dos Empreendedores Rurais Familiares da CNA José Zeferino Pedrozo, presidente da Comissão Nacional dos Empreendedores Rurais Familiares da CNA

“Esses são temas de extrema importância para os empreendedores rurais familiares que representamos. Para nós, é relevante ouvir a explicação do próprio MDA sobre inserção no CAF e as ações do Programa Nacional de Crédito Fundiário, além de nos prepararmos para os nossos trabalhos neste e no próximo ano”, enfatizou Pedrozo.

A diretora do Departamento de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar do MDA, Rose Edna Pondé, explicou detalhadamente todo os principais programas de aquisição de alimentos da agricultura familiar e destacou o apoio da CNA e das federações nas ações em prol do produtor rural em diversas regiões do Brasil.

Imagem

O panorama sobre o (CAF) em 2023 e as perspectivas para 2024 foram apresentados pelo coordenador-geral do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar do MDA, Régis Borges de Oliveira. Segundo ele, o total de cadastros ativos atingiu o número de 3,1 milhões de produtores rurais familiares, com cerca de 5 mil novos cadastros por dia.

Os sindicatos de produtores rurais podem se credenciar, junto às Federações, para emitir o CAF, documento que substitui a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Imagem

O coordenador-geral de Crédito Fundiário do MDA, Hebert Rodrigues Pereira, falou sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário ações em 2023 e perspectivas para 2024. Ele falou sobre programa voltado especificamente para o jovem que fomente a sucessão familiar. “A dificuldade dos programas voltados para o jovem, o grande limitador é o financiamento dos seus projetos. Queremos romper essa barreira”, afirmou.

Outro assunto abordado na reunião foi a agenda legislativa da CNA para a agricultura familiar e empreendedores.

“Os temas tratados foram de grande relevância para a Comissão de Empreendedores Familiares Rurais. Aguardamos combinar uma agenda estratégica com o governo para o próximo ano para definirmos as ações diferenciadas para o setor”, destacou Marina.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas