Logo CNA

 CNA discute ações para setor florestal
Florestas plantadas 2

Entidade participou, na terça (7), de reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Mapa

8 de fevereiro 2023
Por CNA

Brasília (08/02/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu a agenda de ações do setor, na terça (7), durante reunião da Câmara Setorial do Ministério da Agricultura.

Na reunião, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) apresentaram o andamento do convênio entre as entidades sobre o setor.

São quatro metas principais voltadas, principalmente, ao diagnóstico de demanda por produtos florestais; identificação desses produtos com potencial de mercado; tecnologias; estratégias para alcance dos objetivos florestais definidos pelo Brasil, sobretudo no Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantada; e práticas e novas tecnologias para plantio e beneficiamento de produtos.

Reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Mapa.

Com essas metas, o setor pretende obter alguns produtos como os Sistemas de Informações Geográficas (com localização de recursos e consumo de produtos florestais em diferentes cadeias); documentos analíticos sobre mercados; novas sugestões e ações no PNDF; e oferta de cursos técnicos, que abordarão questões relacionadas a manejo de produção, inventário florestal, Plano ABC, dentre outros.

A reunião também abordou a importância do avanço do uso de madeira na construção civil e na indústria moveleira. O uso de madeira engenheirada (eucalipto ou pinus que, após a sua extração, são submetidos a tratamentos que agregam homogeneidade e qualidade ao material), por exemplo, contribui para a agenda descarbonizante assumida pelo País, afirmou Eduarda Lee, assessora técnica da Comissão Nacional de Silvicultura da CNA, que acompanha a Câmara Setorial.

“São necessários mais investimentos para fomentar e ampliar os plantios visando esse mercado, com sustentação a longo prazo", observou.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação