Logo CNA

CNA destaca importância do setor florestal na sustentabilidade
Whats App Image 2024 03 22 at 09 41 54

Entidade participou do lançamento de uma série de ações do Ministério da Agricultura

22 de março 2024
Por CNA

Brasília (22/03/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (21), do lançamento de uma série de ações voltadas para o setor florestal, no Ministério da Agricultura, como parte das comemorações do Dia Internacional das Florestas.

As iniciativas incluem o Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas 2024 (PNDF), a Chamada Pública para Projetos Florestais e o Painel Floresta+Sustentável, que estão dentro do Plano Floresta+Sustentável.

O evento ocorreu, em Brasília (DF), com a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, do Ministério do Meio Ambiente, do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e outras autoridades.

O coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, destacou que as florestas fazem parte do ativo ambiental construído pelos produtores rurais no país. “Demos várias provas quando nos tornamos um dos países mais eficientes do mundo, produzindo mais e melhor e com sustentabilidade”.

Nelson Ananias, coordenador de Sustentabilidade da CNA Nelson Ananias, coordenador de Sustentabilidade da CNA

Ele também reiterou o apoio da CNA às políticas de desenvolvimento do setor florestal e o comprometimento da CNA para a consolidação destas ações. “O produtor rural está pronto para o desafio da sustentabilidade, mostrando que ele concilia cada vez mais produção e preservação”.

Ananias também reafirmou a importância da cadeia produtiva de florestas plantadas para o desenvolvimento socioeconômico do país, bem como para o cumprimento dos compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) assumidos pelo Brasil.

O Plano de Desenvolvimento de Florestas Plantadas 2024 apresenta adequação das estratégias de sustentabilidade para a silvicultura brasileira. O Painel Floresta+Sustentável é uma ferramenta de acesso público contendo dados atualizados do setor florestal brasileiro, possibilitando mais eficácia na identificação das necessidades e na formulação de políticas para o setor.

Já a Chamada Pública Para Projetos Florestais visa integrar e promover a conexão entre instituições detentoras de projetos florestais com investidores, criando uma rede colaborativa.

Também participaram do evento o presidente da Comissão Nacional de Silvicultura da CNA, Antônio Ginack, o vice-presidente da comissão, Moacir Reis, e a assessora técnica Eduarda Lee.

Áreas de atuação