Logo CNA

CNA defende a criação de Cadecs para a fumicultura
Plantacao fumo

Tema foi discutido na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco do Ministério da Agricultura

29 de abril 2021
Por CNA

Brasília (29/04/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defendeu a criação de novas Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) para a cadeia produtiva da fumicultura em reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco do Ministério da Agricultura, na quarta (28).

As Cadecs funcionam como o fórum composto por representantes de produtores rurais e indústrias para garantir equidade e autonomia para os produtores que utilizam o modelo de integração, com base na Lei 13.288/2016. Neste modelo, produtores integrados e indústrias integradoras firmam contratos de produção e comercialização de matéria-prima entre eles.

O representante da CNA na Câmara Setorial, Francisco Eraldo Konkol, produtor de tabaco em Irineópolis (SC), explicou que existe apenas uma Cadec nacional para atender os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, maiores produtores de fumo do Brasil.

Eraldo

“Somos favoráveis à ampliação do número de Cadecs levando em consideração as características de produção que são diferentes nos três estados. A criação de novas Cadecs possibilitará que os produtores tenham mais representatividade nas negociações junto à indústria”, defende Konkol, que também é presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Irineópolis.

Em sua apresentação o consultor jurídico da CNA, Thiago de Carvalho, explicou que, no dia a dia da produção, as Cadecs discutem assuntos, como remuneração, alteração de parâmetro técnico, impacto das mudanças em uma determinada legislação, discussão de custos e padrões de qualidade dos insumos.

Para conhecer mais sobre as Cadecs, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/p...

Assessoria de Comunicação CNA

Fotos: arquivo pessoal

Telefone: (61) 2109-1419

youtube.com/agrofortebrasilforte

flickr.com/photos/canaldoprodutor

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil