Logo CNA

CNA debate sustentabilidade em evento da União Europeia
Whats App Image 2023 09 15 at 16 33 05

Encontro aconteceu na quinta (14), em Brasília

15 de setembro 2023
Por CNA

Brasília (15/09/2023) –A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nelson Ananias, participou, na quinta (14), do evento “Colheita no Espaço: Benefícios do Programa Espacial da UE para a Agricultura no Brasil”, em Brasília.

A iniciativa foi realizada pela Ação Global da UE no Espaço para discutir políticas e estratégias inovadoras de agronegócio. O coordenador de Sustentabilidade, Nelson Ananias, foi expositor na sessão “O agronegócio na UE e no Brasil, sinergias e colaborações”.

Em sua apresentação, ele falou sobre o compromisso do produtor rural brasileiro com a sustentabilidade ambiental e o papel-chave que o país terá para ajudar a garantir a segurança alimentar com o aumento da população global.

Ananias também destacou o uso de tecnologias na agropecuária, cuja evolução fez com que o setor crescesse em produtividade, aumentando cada vez mais a produção no mesmo espaço nos últimos 50 anos, sem avançar tanto na abertura de áreas, formando uma “poupança ambiental”.

“Se fosse para produzir o mesmo que produzíamos há 40, 50 anos atrás sem tecnologia atual, precisaríamos ter avançado em 188 milhões de hectares, que são 2,5 vezes mais do que se tem de agricultura hoje no Brasil”, destacou. Citando dados, ele lembrou que, neste período, a produção aumentou 560% e a produtividade 220%.

Na pecuária, reforçou, houve recuperação de 254 milhões de hectares de área, convertidos em pastagem. Com a tecnologia de 50 anos atrás, seria necessário avançar em 256 milhões de hectares.

Ananias também ressaltou a rigidez da legislação ambiental brasileira, como o Código Florestal, e de mecanismos como o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC+) e as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), que mostram que o país vem fazendo sua parte na redução das emissões de GEEs.

Por fim, o coordenador defendeu, entre outras medidas, uma aceleração das análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para que o produtor rural confirme seu compromisso com a sustentabilidade.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação