Logo CNA

CNA debate repasse de receita de CBios aos produtores independentes de biomassa
Whats App Image 2023 08 29 at 13 34 44

PL 3149/2020 que trata do tema está na Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados

29 de agosto 2023
Por CNA

Brasília (29/08/2023) – O presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da CNA, Nelson Perez Junior, se reuniu, na segunda (28), com o deputado federal Benes Leocádio (União/RN) para debater o projeto de lei que trata do repasse de parte da receita gerada pelos Créditos de Descarbonização (CBios) aos produtores independentes de biomassa.

O PL 3149/2020 está na Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados e aguarda apresentação de parecer do deputado que é o relator da matéria.

O encontro foi realizado em Natal (RN) e contou com a presença de produtores rurais da região, o deputado estadual Hermano Morais, os presidentes da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Paulo Leal, da União Nordestina dos Produtores de Cana-de-açúcar (Unida), José Inácio, da Cooperativa dos Plantadores de Cana-de-açúcar do Rio Grande do Norte (Cooplacana), Anderson Faheina, e da Associação dos Plantadores de Cana do Rio Grande do Norte (Asplan), Hermano Neto.

Durante a reunião, Leocádio afirmou que o texto do projeto deve ser pautado e votado em breve e que seu relatório vai considerar a partilha da receita dos CBios aos fornecedores de biomassa para produção de biocombustíveis.

Nelson Perez falou sobre a importância da Política Nacional de Biocombustíveis, o Renovabio, que permite a emissão de CBios quando substituição dos combustíveis fósseis pelos biocombustíveis, e sua comercialização.

“O RenovaBio é importante na esfera social, principalmente quando o mundo está voltado ao debate de pautas ESG. Portanto, é fundamental que os produtores independentes recebam de fato a parte cabível pelo volume de biomassa entregue para estímulo do próprio programa”, disse.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação