Logo CNA

CNA debate projetos prioritários para a cadeia do leite
52923553764 94f5fac78c c

Entidade participou de reunião com a Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, na Câmara dos Deputados

25 de maio 2023
Por CNA

Brasília (25/05/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (25), de uma reunião com a diretoria da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL) para debater a análise e definição de projetos prioritários para a cadeia produtiva de lácteos.

Durante o encontro, na Câmara dos Deputados, a CNA defendeu a aprovação de projetos de lei estratégicos para o setor, como o PL 5925/2019, que desonera as rações e suplementos minerais para alimentação de bovinos da incidência do PIS/Pasep e da Cofins, para contribuir com a redução dos custos dos produtores.

Outro projeto de lei citado foi o 952/2019, que combate a importação desleal de leite, estabelecendo regras quanto ao prazo de validade mínima para o leite em pó importado.

“Nós somos favoráveis ao livre comércio, buscando abertura de mercados para os produtos brasileiros, mas é necessário disciplinar as importações de lácteos no Brasil e controlar possíveis oscilações predatórias de preço ao mercado nacional, como forma de garantir a segurança dos nossos produtores”, explicou o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da CNA, Ronei Volpi.

Imagem

Na reunião, a presidente da FPPL, deputada Ana Paula Leão (PP-MG), informou que se reuniu com alguns secretários do Ministério da Agricultura para discutir a necessidade de melhorias na aplicação de recursos do programa Mais Leite Saudável para garantir assistência técnica qualificada aos produtores.

Ana Paula também falou sobre o resultado do questionário desenvolvido pela FPPL para definir o perfil dos produtores de leite do país. Até o momento, a pesquisa conta com 220 participações.

Também participaram da reunião os deputados Rafael Pezente (MDB/SC) e Lula da Fonte (PP/PE) e representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e de outras entidades do setor leiteiro.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas