Logo CNA

CNA debate pautas do setor florestal para 2023
33451619250 3da669c20f c

Comissão Nacional de Silvicultura se reuniu na sexta (24)

24 de fevereiro 2023
Por CNA

Brasília (24/02/2023) – A Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura da CNA se reuniu, na sexta (24), para debater pautas e temas prioritários do setor florestal brasileiro.

No encontro, o presidente da Comissão, Moacir Reis, falou sobre as expectativas para o setor, no curto e médio prazo, e destacou a forma de atuação da CNA frente aos principais temas relacionados às cadeias produtivas, principalmente florestas cultivadas.

A assessora de Relações Institucionais da CNA, Fabíola Melo, fez uma atualização sobre os principais projetos que tramitam no Congresso Nacional relacionadas ao setor florestal, como o PL 1.366/2022 (Antigo PLS 214/2015), que visa excluir a silvicultura do rol de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais.

O projeto de lei, já aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados, aguarda apreciação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). A Confederação tem acompanhado e articulado esse e demais projetos.

Imagem

Outro assunto discutido na reunião foi o plano de ação da Comissão para 2023. A assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, citou algumas demandas, entre elas: estruturar o mercado de carbono para as espécies florestais cultivadas; levantar e divulgar mensalmente preços de produtos florestais; fortalecer a competitividade e equilíbrio de mercado das cadeias produtivas; ampliar o uso de fontes renováveis na matriz energética brasileira; e trabalhar a comunicação positiva do setor.

Além disso, a Comissão atuará em outras demandas, como ações de capacitação de produtores, técnicos e demais elos sobre temas ligados ao setor, como prevenção e combate a incêndios florestais, controle de pragas e doenças, difusão de práticas de ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) e SAFs (Sistemas Agro Florestais).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação