Logo CNA

CNA debate mercado de seguros no Brasil
Whats App Image 2023 12 13 at 14 18 22

CNN Talks foi promovido pelo canal de notícias na quarta (13), em São Paulo

13 de dezembro 2023
Por CNA

Brasília (13/12/2023) – A CNA participou, na quarta (13), em São Paulo, do CNN Talks, evento promovido pelo canal CNN Brasil em parceria com a Fundación Mapfre, para discutir o mercado segurador no Brasil.

O debate reuniu profissionais em dois painéis sobre seguro pessoal e rural. O diretor técnico adjunto da Confederação, Maciel Silva, foi um dos palestrantes do segundo painel sobre "Os impactos das mudanças climáticas na agricultura".

Silva abordou as necessidades do produtor em relação ao futuro e elencou três pontos que, segundo ele, são necessários para o desenvolvimento do mercado de seguro rural.

Em primeiro lugar, o seguro rural deve ser priorizado como uma política de estado com volume de recursos previsível e em volume adequado para atendimento ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural.

“Subvencionar o seguro rural é prezar pela sustentabilidade econômica do setor, pelos empregos e renda que ele gera e, mais do que isso, prezar pela segurança alimentar do país”, disse. “Não podemos iniciar as incertezas no ambiente de negócios já com o volume de recursos para subvenção. O primeiro a garantir estabilidade e o serviço social que o seguro presta deve ser o Estado.”

Outra questão apontada pelo diretor diz respeito ao aprimoramento regulatório em benefício da diversificação das fontes de recursos para subvenção, na adequada regulamentação do fundo de catástrofe e, principalmente, da segurança jurídica do mercado.

Por último, Maciel Silva destacou a priorização tecnológica do uso de dados visando a previsibilidade setorial que, de acordo com ele, “pode contribuir com o desenvolvimento de novos modelos e produtos de seguro, bem como permitir uma maior precificação e indexação dos produtos já existentes objetivando redução de custos e sustentabilidade do mercado de seguro.”

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas