Logo CNA

CNA debate iniciativas para o desenvolvimento da cadeia produtiva de fibras naturais
Whats App Image 2023 05 04 at 17 18 07

Entidade participou da reunião da Câmara Setorial de Fibras Naturais do Ministério da Agricultura, na quarta (3)

5 de maio 2023
Por CNA

Por: Foto: Djalma Júnior

Brasília (05/05/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou nesta semana da reunião da Câmara Setorial de Fibras Naturais para discutir iniciativas dos setores público e privado para o desenvolvimento da cadeia produtiva no país.

Durante o encontro, a Embrapa apresentou um projeto nos estados do Pará e Amazonas para ampliar a inovação, proteção e desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de juta e malva.

O objetivo é desenvolver tecnologias que possam ser entregues aos produtores, contribuindo para a melhoria na produção de fibras e sementes de malva a fim de fomentar a indústria têxtil nos estados. Além disso, criar soluções tecnológicas para um sistema de produção otimizado de malva para a obtenção de sementes e fibras de qualidade.

O vice-presidente da CNA e membro titular da Câmara Setorial de Fibras Naturais, Muni Lourenço, destacou a importância do projeto da Embrapa, principalmente para os pequenos produtores da região Norte. “É fundamental o uso de pesquisa e tecnologia para melhorar a qualidade da fibra, aumentar o rendimento e possibilitar a mecanização”, disse.

Imagem

Também foi apresentado o programa Brave (Brazilian Agave Development), uma parceria entre a empresa Shell e a Unicamp. As principais linhas de atuação do programa são a biorrefinaria, energias renováveis, irrigação, mineração verde e agropecuária 4.0. Um dos objetivos é integrar o sisal à pecuária de maneira sustentável com técnicas conservacionista de manejo.

Os membros também discutiram a inclusão das fibras naturais nos programas de combate às mudanças climáticas. O Ministério da Agricultura citou as metas do Plano ABC+, que é a segunda etapa do Plano ABC e busca reduzir as emissões de gases do efeito estufa, e o selo Carbono + Verde.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas