Logo CNA

CNA debate impactos da Lei Antidesmatamento da União Europeia
Whats App Image 2023 07 12 at 14 30 37

Diretora de Relações Internacionais falou, na terça (11), durante audiência pública na Câmara

12 de julho 2023
Por CNA

Brasília (12/07/2023) – A diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu, na terça (11), durante audiência pública na Câmara dos Deputados, os principais impactos da Lei Antidesmatamento da União Europeia no setor produtivo brasileiro e nas exportações do país.

A proposta de legislação obriga as empresas que comercializam ou exportam para a União Europeia a implementar um sistema de diligência devida que, em um primeiro momento, vai afetar sete cadeias produtivas do agro (soja, café, carne bovina/couro, cacau/chocolate, madeira/móveis, borracha e óleo de palma).

Na audiência conjunta das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e de Indústria, Comércio e Serviços, Sueme Mori afirmou que a União Europeia é o segundo destino das exportações brasileiras do agro.

“Metade do café que exportamos tem como destino a União Europeia, então estamos falando de US$ 4,3 bilhões só no ano passado. No caso da soja, exportamos US$ 8,8 bilhões em 2022 só para a UE”.

Em sua fala, Sueme destacou os principais pontos de preocupação na Lei Antidesmatamento, como o aumento dos custos do produtor rural. “O Brasil não está preocupado com a questão da sustentabilidade porque nossa produção utiliza técnicas sustentáveis há muito tempo, mas sim com o custo para os pequenos e médios produtores que têm dificuldade de exportar. Menos de 8 mil empresas do agro exportam, então tudo que aumenta o custo prejudica o produtor, especialmente pequenos e médios”.

Imagem

A diretora de Relações Internacionais da CNA também falou sobre os critérios de classificação dos países, que não levam em consideração a diferença do nível de desenvolvimento socioeconômico. “No artigo 29, os dois primeiros critérios são a taxa de desmatamento e a expansão de terras agricultável. Isso é preocupante e está totalmente ligado ao potencial de desvio de comércio entre os países exportadores”.

Mori explicou que a proposta sugere a criação de um sistema de “benchmarking” considerando o risco associado ao desmatamento dos países de origem dos produtos, sendo classificados em baixo, médio e alto risco. “Se eu sou um importador e toda penalidade está em cima de mim, e eu tenho a opção de escolher de qual país quero importar esses produtos, eu vou escolher o que tiver baixo risco, portanto, a lei não respeita a diferença de níveis dos países”.

Outro ponto citado pela representante da Confederação foi o aspecto punitivo e não cooperativo da legislação. “Nossa produção é sustentável, então gostaríamos que isso fosse reconhecido, que não houvesse custo adicional ao produtor e que a forma de comprovação seja por meio de práticas e instrumentos que já temos”.

Participaram da audiência o embaixador-chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, representantes dos ministérios da Agricultura e Pecuária; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Meio Ambiente e Mudança do Clima; e Relações Exteriores, e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), além de parlamentares.

Assista o debate na íntegra:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas