Logo CNA

CNA debate controle de javalis na produção agropecuária
X5 L6075

Na reunião, foram tratados os impactos econômicos, fiscais e sanitários da espécie exótica

12 de abril 2019
Por CNA

Brasília (12/04/2019) – O Núcleo de Execução de Espécies Exóticas Invasoras – JAVALI da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA realizou a segunda reunião na sexta (12) para debater ações para o controle desses animais que estão causando prejuízos para a agropecuária brasileira.

A reunião, realizada por videoconferência com a participação de representantes de federações de agricultura e pecuária de diversos estados e de agentes controladores discutiram os impactos econômicos, fiscais e sanitários do javali e o aproveitamento das carcaças.

O coordenador de sustentabilidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nelson Ananias, explicou que o Núcleo está buscando o embasamento técnico sobre os impactos causados pela espécie exótica.

“O Núcleo de Execução do Javali está identificando os gargalos encontrados no controle e erradicação no meio rural. Posteriormente as sugestões serão enviadas para a apreciação da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA para que a Confederação contribua com proposição de ações para a politica nacional de controle do javali”, destacou.

Em uma das ações, segundo explicou o coordenador, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) poderá capacitar os produtores rurais para fazer a identificação, o controle e o manejo dessa espécie exótica.

A próxima reunião do Núcleo Executivo deverá ocorrer na primeira quinzena de maio, quando os participantes tratarão sobre o transporte de animais abatidos e a destinação das carcaças com a participação de especialistas do Ministério da Agricultura e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação