Logo CNA

CNA debate ações e medidas de fitossanidade
MG 3194

Grupo de Trabalho da Confederação se reuniu na sexta (13) por videoconferência

13 de março 2020
Por CNA

Brasília (13/03/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e as federações estaduais discutiram na sexta (13) ações e medidas de fitossanidade durante reunião do grupo de trabalho que trata do tema.

Um dos assuntos da pauta foi a pulverização aérea em estados e municípios. Representantes do Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul puderam expor a preocupação em relação ao tema e definir estratégias para os estados e municípios.

“O tema tem sido recorrente em diversas instâncias nas unidades da Federação. O objetivo da reunião foi promover a troca de informações nos estados para que o setor possa construir uma estratégia única de melhoria da comunicação em relação ao tema e criar subsídios para as discussões nas Comissões Nacionais da CNA”, afirmou Antônio Marcos Prado, coordenador do Grupo de Trabalho de Fitossanidade da Confederação.

MG 3202

Outro ponto tratado foi o registro de agroquímicos. O tema entrou na pauta de discussão da Confederação com o intuito de auxiliar o Ministério da Agricultura na coleta informações para a consulta pública de priorização de registro feita junto às Câmaras Setoriais do MAPA. A CNA centralizará as demandas das Federações.

Em relação à aplicação de agroquímicos, a CNA apresentou as iniciativas de aproximação com os órgãos de controle, fiscalização e segurança pública do governo para ajuste da comunicação e coibição das práticas de comércio ilegal de insumos.

“Pretendemos dar continuidade nas discussões que ocorreram no evento sobre o comércio ilegal no agronegócio. Vamos trabalhar para estruturação de iniciativas que tragam eficiência e segurança de uso aos agricultores,” destacou Reginaldo Minaré, coordenador de Tecnologia da CNA.

A interação entre agroquímicos e polinizadores e o desenvolvimento de estratégia para as consultas públicas de reavaliação de agroquímicos nacional e internacionalmente também foram debatidos pelo grupo de trabalho.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas