Logo CNA

Paraná

Operação da Adapar realiza inspeção de pulverizadores
Pulverizacao

Ação tem caráter preventivo e educativo, auxiliando na manutenção dos equipamentos utilizados na aplicação de agroquímicos e na redução da ocorrência de deriva

20 de outubro 2023

O Paraná tem intensificado ações integradas para combater a deriva de defensivos agrícolas nas propriedades rurais. Para reforçar este trabalho, neste ano, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) iniciou a Operação Agro+ , que realiza a inspeção de pulverizadores em propriedades rurais. A ação, de caráter educativo e preventivo, promove a manutenção correta dos equipamentos utilizados nas lavouras, preconizando as boas práticas agrícolas.

A primeira etapa da Operação Agro+ aconteceu em propriedades rurais em Astorga e Marialva , na região Norte do Estado. Durante a ação, 260 equipamentos de pulverização foram inspecionados pelos fiscais da Adapar, que também orientaram os produtores rurais para correção das irregularidades. A escolha dos municípios levou em consideração é o fato de Astorga ser um dos principais produtores de bicho-da-seda do Estado, enquanto Marialva tem destaque na produção de uvas. Ambas as culturas são consideradas extremamente sensíveis à deriva de defensivos agrícolas, que pode acarretar prejuízos significativos aos sericultores e viticultores.

Durante a inspeção, os principais aspectos avaliados foram as condições gerais de manutenção do equipamento, as pontas dos pulverizadores e a presença do manômetro, que ajudam a controlar o tamanho da gota no momento da aplicação. “Com base nisso, conseguimos montar um diagnóstico e orientar o produtor sobre os eventuais problemas e como corrigi-los. Muitos já estavam com a manutenção em dia, devido ao trabalho que já vínhamos realizando, e outros deram retorno sobre as mudanças que fizeram em seus equipamentos. Tudo isso mostra os bons resultados de um trabalho voltado para a prevenção”, avalia o gerente de Sanidade Vegetal da Adapar, Renato Young Blood.

A operação representa uma mudança de atitude na fiscalização por parte da entidade para corrigir o problema da deriva no Estado, com foco na educação dos produtores e trabalhadores rurais e, assim, evitar penalidades.

"Há três anos, havíamos feito um trabalho inicial em Marialva para inspecionar pulverizadores, por ser uma área de grande risco de deriva. De 2021 para 2022, notamos uma melhoria de 50% na qualidade dos equipamentos analisados, além de uma redução nos problemas com deriva no munícipio"

Renato Young Blood, gerente de Sanidade Vegetal da Adapar

De acordo com a Adapar, os próximos passos incluem a emissão de diagnóstico sobre a qualidade das aplicações na região e a expansão dos trabalhos para outros municípios, como Nova Esperança, conhecida como a “capital da seda”. Além disso, a operação também vai expandir para usuários do herbicida Dicamba.

“Ao promover a eficácia agronômica e segurança na aplicação, a Adapar auxilia o produtor a ter um melhor controle da praga com menor custo. Além de obter melhor resultado, o produtor vai prolongar a vida útil do seu implemento e, o mais importante, atendendo a preceitos de segurança do trabalho e ambiental”, aponta Elisangeles Souza, técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR.

SENAR-PR capacita produtores quanto ao uso de pulverizadores

Desde 2021, o curso “Inspeção periódica de pulverizadores – IPP” , ofertado pelo SENAR-PR, treina os profissionais que atuam nas propriedades rurais sobre a manutenção dos equipamentos utilizados na aplicação de defensivos agrícolas. Até julho deste ano, 245 turmas foram realizadas, totalizando 1.294 maquinários inspecionados e mais de 2,6 mil produtores e trabalhadores rurais capacitados.

O produtor Leandro André Colombo, de Nova Olímpia, no Noroeste do Paraná, passou pelo treinamento em 2022. Apesar de já ter participado de outras capacitações sobre aplicação de defensivos, Colombo afirma que as orientações recebidas durante o curso do SENAR-PR ajudaram a identificar detalhes que, até então, passavam despercebidos.

"Depois que terminou o curso, a gente trocou a bomba do equipamento, que já estava bem defasada. Colocamos uma mais moderna, com controle automático de vazão e até GPS. De cara notamos a diferença, com mais economia de produto e aplicação mais eficiente."

Leandro André Colombo, produtor de Nova Olímpia

O uso inadequado dos equipamentos de pulverização pode acarretar o desvio das gotas durante a aplicação, atingindo áreas que estão fora do alvo do produto – a chamada deriva. Por isso, durante o curso, os participantes aprendem conteúdos como análises, observações e medições de parâmetros qualitativos e quantitativos, para melhorar o padrão tecnológico do processo de calibração dos pulverizadores.

O treinamento do SENAR-PR acontece na propriedade, com duração de oito horas-aula concentradas em um único dia. O instrutor presta atendimento individualizado no maquinário usado no dia a dia nas lavouras. Além de apresentar a regulagem e as peças envolvidas na manutenção periódica, o curso disponibiliza um checklist para que, nas próximas safras, o agricultor possa, por conta própria, fazer a manutenção dos equipamentos. Os participantes que concluírem a formação também recebem um Equipamento de Proteção Individual (EPI).

"A calibração e regulagem de pulverizadores são passos fundamentais da tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas. Junto com as técnicas corretas de aplicação, garantem a eficácia no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, evitando desperdícios e, principalmente, prejuízos a outros agricultores, à população e ao meio ambiente."

Heli Heros de Assunção, técnico do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR

O curso “Inspeção periódica de pulverizadores para produtores e trabalhadores rurais (IPP)” está disponível, de forma gratuita, no catálogo do SENAR-PR.

Cartilha detalha técnicas de aplicação

O Sistema FAEP/SENAR-PR também dispõe de uma cartilha sobre inspeção de pulverizadores de barra, que reúne conceitos básicos relacionados à tecnologia de aplicação de agroquímicos, os principais fatores que interferem na qualidade do processo, como as condições meteorológicas, e como ajustar a técnica para evitar a ocorrência de deriva. O material está disponível no site do Sistema FAEP/SENAR-PR.