Logo CNA

CNA avalia impactos da pandemia nas cadeias produtivas irrigadas
Whats App Image 2020 06 08 at 19 17 13

Comissão Nacional de Irrigação da entidade realizou reunião nesta segunda

8 de junho 2020
Por CNA

Brasília (08/06/2020) – A Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na segunda (08), por videoconferência, para debater os impactos da pandemia do coronavírus nas cadeias produtivas irrigadas, entre outros temas.

A reunião foi coordenada pelo presidente da Comissão, Eduardo Veras, e contou com a participação do coordenador de sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias Filho, e da assessora técnica da Comissão, Vanessa Prezotto Silveira, além de integrantes do grupo.

Segundo Nelson Ananias, a Confederação atuou em várias frentes para amenizar os efeitos da crise. Para apoiar o setor, a entidade solicitou a suspensão da cobrança pelo uso da água junto ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e a manutenção de descontos em taxas de cobrança de energia

“Foram formas de dar alívio nesse período, mas a discussão continua para mantermos a isenção e para que não tenham novos aumentos no próximo ano”, disse ele.

Outra ação importante da CNA foi apresentar propostas para o desenvolvimento da agricultura irrigada dentro do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2020/2021. A entidade sugeriu a criação de linhas de crédito específicas, a redução de taxas de juros e formas de subsídio, como a utilização do Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infra-Estrutura (Reidi) no financiamento de projetos de irrigação.

“Apesar da crise, a agricultura conseguiu se manter e garantir a segurança alimentar. A CNA atuou de maneira bastante intensiva para que os projetos de irrigação fossem viáveis. Isso fez com que ficasse ainda mais latente a necessidade e as ações de suporte da área de irrigação para o Governo”, afirmou Vanessa.

Nelson Ananias também fez apresentações sobre as ações do poder público para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil sob a perspectiva do produtor e sobre propostas para irrigação na nova gestão do governo federal.

A cobrança sobre os recursos hídricos em Minas Gerais foi tema de uma palestra do analista ambiental da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Guilherme Oliveira.

Durante o encontro foram discutidas, ainda, o impacto sobre a extinção da tarifação da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a agenda dos grupos de trabalho sobre capacitação para o produtor rural atuar na gestão integrada de recursos hídricos, ferramentas de medição e registro de vazão de água e custos da irrigação na produção agropecuária.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação