Logo CNA

CNA avalia ações de comercialização do pescado nacional
Whats App Image 2019 06 25 at 16 11 29

Confederação e Mapa se reuniram com representantes da cadeia produtiva para discutir melhorias para o setor

26 de junho 2019
Por CNA

Brasília (26/06/2019) – Para discutir melhorias no processo de comercialização do pescado nacional, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura se reuniram na terça-feira (25), em São Paulo, com representantes da indústria, varejo e produtores rurais. O encontro aconteceu na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).

“A reunião foi um grande sucesso, as discussões foram centradas exatamente em ações para minimizar as distorções que existem hoje dentro da cadeia de comercialização”, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da CNA, Eduardo Ono.

“No caso da tilápia e do tambaqui, por exemplo, as margens de lucro são extremamente reduzidas e até negativas para os produtores rurais e, na outra ponta, existe um pescado que ainda é muito caro para a grande maioria da população brasileira”, ressaltou.

Os representantes do setor formaram pequenos grupos que ficarão responsáveis por cada uma das ações para melhorar a comercialização do pescado nacional.

Segundo Eduardo Ono, essas ações estarão baseadas em três frentes: marketing e propaganda para promoção do consumo do pescado, abertura de diálogo com grandes redes de varejo e consumo/compra institucional, como por exemplo, incluir pescado na merenda escolar, nas refeições da rede hospitalar e nas Forças Armadas.

Plano Nacional

Durante a reunião, a CNA fez o pré-lançamento do Plano Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura. O plano vai apontar ações de curto, médio e longo prazo para desenvolver a cadeia da aquicultura.

“Foi feito um diagnóstico de como está o setor hoje e essas ações serão colocadas apontando qual elo do setor ficará responsável por cada etapa para que o setor consiga se desenvolver com toda sua capacidade”, afirmou a coordenadora de Produção Animal da Confederação, Lilian Figueiredo.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Lilian Figueiredo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte