Logo CNA

CNA analisa economia e setor agropecuário em meio à pandemia
Whats App Image 2020 06 03 at 18 38 36 200603 225735

Coordenador do Núcleo Econômico da entidade fez palestra sobre o tema

3 de junho 2020
Por CNA

Brasília (03/06/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do Congresso Web 2020 promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) na quarta (03).

A entidade foi representada pelo coordenador do Núcleo Econômico, Renato Conchon, que fez uma apresentação sobre o tema “Como ficam economia, câmbio e juros em meio à pandemia, e os instrumentos e operações de hedge disponíveis no mercado financeiro”.

A palestra teve os seguintes temas: cenário internacional e doméstico, perspectivas para o agronegócio e como se preparar para o futuro. No início, Conchon falou sobre a disseminação da Covid-19 no mundo, medidas econômicas adotadas, a queda na atividade econômica nos Estados Unidos, Europa e China e projeções.

“A percepção majoritária é de que a atividade econômica será muito prejudicada por dois a três trimestres, com uma queda entre 4,6% e 5%. Ficará por um tempo curto no fundo do poço e depois começará a retomada no primeiro trimestre de 2021. É uma recessão muito severa e isso vai trazer impactos para toda a economia global”, disse.

No cenário doméstico, o coordenador do Núcleo Econômico da CNA tratou de temas como a menor velocidade no achatamento da curva do coronavírus no Brasil, índice de confiança dos agentes e a piora no mercado de trabalho. Ele também apresentou o quadro fiscal que amplia o risco relativo do Brasil e os impactos provocados no câmbio.

“As turbulências políticas podem impedir o avanço de reformas essenciais, o que evidência uma volta à normalidade mais lenta que em outros países. Os impactos negativos no segundo trimestre deverão ser ainda mais intensos e a dificuldade em achatar a curva de contaminação deverá ampliar o prazo das medidas de distanciamento, impactando a economia”, afirmou.

Em relação às perspectivas para o agronegócio, Renato Conchon analisou as quatro principais commodities – milho, soja, algodão e cana – e indicadores de energia, com projeções de valores até 2023.

Na última parte da apresentação, ele abordou os contratos agropecuários negociados na B3 e as formas do produtor rural se proteger de eventuais quedas nos preços nos produtos, como o hedge de venda. O economista da CNA também mostrou como as indústrias de alimentos, processadoras e exportadoras podem fixar o preço da matéria prima antecipadamente e reduzir incertezas no fluxo de caixa durante a produção por meio de hedge de compra.

“Estamos fazendo um bom trabalho. Basta ver o PIB, onde ganhamos participação. Em 2019, 21,9% do PIB total era agronegócio. A nossa estimativa é que esse número suba para 23,4% em 2020. Estamos falando de um quarto da economia que faz o Brasil girar. Fica a responsabilidade de nos profissionalizarmos e estarmos preparados para um mundo globalizado, que exige de nós novos desafios”, declarou Conchon.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte