Logo CNA

Cascas e flores se transformam em arte em Turmalina
20160513104947 fileid artesanato interna 0 222652002015150611771

Além das diferentes técnicas artesanais, a capacitação resgatou a autoestima das participantes

16 de maio 2016
Por Senar

Cascas, folhas, sementes e flores ganham valores inovadores durante curso de Artesanato do SENAR Minas. O evento foi realizado em parceria com o Clube do Galope de Turmalina.

O curso capacitou 11 mulheres na confecção de peças utilizando matérias primas encontradas na região. Elas aprenderam tanto sobre a valorização do artesanato e o resgate cultural, como coleta e limpeza das cascas, folhas, sementes e flores e confecção de topiaria, arranjos e adornos. Foram 32 horas de aulas, ministradas pela artesã Cláudia Lúcia Maciel da Silveira.

Além das diferentes técnicas artesanais, a capacitação resgatou a autoestima das participantes. Para a presidente do Clube do Galope, Dulcineia Cordeiro Rocha, os conhecimentos adquiridos serviram como terapia. “São mulheres atendidas no CAPS [Centro de Atenção Psicossocial] que aprenderam transformar cada material recolhido da natureza em arte decorativa, ocupando suas mentes”, explicou.

Dulcineia também ressaltou a oportunidade financeira que o artesanato proporciona quando comercializado. “As participantes ficaram muito agradecidas e estão certas de que a partir de agora podem criar muitas peças de utilidade para seus familiares e também para melhorar suas condições de renda”.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br