16/05/2016

Cascas e flores se transformam em arte em Turmalina

Cascas, folhas, sementes e flores ganham valores inovadores durante curso de Artesanato do SENAR Minas. O evento foi realizado em parceria com o Clube do Galope de Turmalina.

O curso capacitou 11 mulheres na confecção de peças utilizando matérias primas encontradas na região. Elas aprenderam tanto sobre a valorização do artesanato e o resgate cultural, como coleta e limpeza das cascas, folhas, sementes e flores e confecção de topiaria, arranjos e adornos. Foram 32 horas de aulas, ministradas pela artesã Cláudia Lúcia Maciel da Silveira.

Além das diferentes técnicas artesanais, a capacitação resgatou a autoestima das participantes. Para a presidente do Clube do Galope, Dulcineia Cordeiro Rocha, os conhecimentos adquiridos serviram como terapia. “São mulheres atendidas no CAPS [Centro de Atenção Psicossocial] que aprenderam transformar cada material recolhido da natureza  em arte decorativa, ocupando suas mentes”, explicou.

Dulcineia também ressaltou a oportunidade financeira que o artesanato proporciona quando comercializado. “As participantes ficaram muito agradecidas e estão certas de que a partir de agora podem criar muitas peças de utilidade para seus familiares e também para melhorar suas condições de renda”.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Veja também

Produtor, neste momento de crise em razão do coronavírus, você não está sozinho. Clique aqui e fale com nossos técnicos.