Logo CNA

Campo Futuro levanta custos de produção de café no Espírito Santo
Whats App Image 2023 09 01 at 10 37 33

Painéis foram realizados em Brejetuba, Cachoeiro do Itapemirim e Rio Bananal

1 de setembro 2023
Por CNA

Brasília (01/09/2023) – O projeto Campo Futuro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, nesta semana, três painéis de levantamentos dos custos de produção dos cafés arábica e conilon no Espírito Santo.

Na terça-feira (29), o painel ocorreu no município de Brejetuba, com a presença de cafeicultores, técnicos, representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Centro de Inteligência de Mercado da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA).

De acordo com a assessora técnica da Comissão Nacional do Café da CNA, Raquel Miranda, a propriedade modal da região foi caracterizada com 10 hectares de área produtiva, conduzida pela mão de obra familiar e parceiros (meeiro), cultivo em sequeiro, condução e colheita manual.

“Em comparação com o painel realizado em 2022, houve aumento apenas do desembolso com corretivos, alta de 8,6%. Para os demais desembolsos diretos, foi observada uma redução de 21% com mão de obra, 23% com defensivos e 48% com fertilizantes, possibilitando um recuo de 23% no Custo Operacional Efetivo (COE). No entanto, no mesmo período a Receita Bruta da atividade caiu 31%”, explicou Raquel.

Já na quarta-feira (30), o levantamento foi realizado em Cachoeiro do Itapemirim. Por meio de dados informados pelos cafeicultores da região, a propriedade modal foi caracterizada com 12 hectares de área produtiva, conduzida pela mão de obra familiar e parceiros (meeiro), cultivo em sequeiro, condução e colheita manual.

Painel em Cachoeiro do Itapemirim Painel em Cachoeiro do Itapemirim

Em relação à coleta de dados de 2022, houve redução nos principais itens do custo de produção. A mão de obra recuou 11%, fertilizantes 34% e defensivos 66%. A Receita Bruta da atividade também encolheu 12%.

Na quinta-feira (31), o painel de custos de produção do café conilon aconteceu em Rio Bananal com a participação da Federação de Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), técnicos do Senar-ES e do CIM/UFLA e cafeicultores.

A propriedade modal de café possui 10 hectares de área produtiva, conduzida pela mão de obra familiar e parceiros (meeiro), cultivo irrigado, condução semi mecanizada e colheita manual.

A assessora Raquel informou que foi constatado um avanço de 496% com a mecanização, em comparação com o painel realizado no ano passado. Os desembolsos também se elevaram em 2% com mão de obra, 2,5% com corretivos e 26% com defensivos. Apenas fertilizantes reduziram 53%. A Receita Bruta da atividade encolheu 13% para o período.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte