Logo CNA

Campo Futuro aponta aumento dos custos de produção do café conilon em Itabela (BA)
Caf C3 A9

Técnicos da CNA e da UFLA se reuniram na quarta (15) com produtores da região

16 de maio 2019
Por CNA

Brasília (16/05/2019) – Produtores rurais, técnicos e pesquisadores participaram na quarta (15) do levantamento dos custos de produção do café conilon realizado pelo Projeto Campo Futuro, no município de Itabela (BA).

A coleta de dados contou com a participação de técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA).

Segundo o assessor técnico da CNA, Maciel Silva, os resultados prévios do painel apontam aumento das despesas com fertilizantes, mão de obra e defensivos em relação ao painel realizado em 2018. “Esses aumentos de custos resultaram em uma alta de 15% no Custo Operacional Total”.

Maciel explicou que o aumento de custo, aliado a redução no preço de venda (14%), em relação ao levantamento anterior, resultou em uma margem bruta negativa de R$ 46 por saca. “Esse mesmo indicador era positivo em R$ 37,70 por saca em 2018”.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, Gilberto Borlini, o encontro foi importante para auxiliar os produtores no gerenciamento das suas atividades. Acredito que o projeto vem pra somar e mostrar a realidade do valor gasto para produzir e colocar uma saca de café no mercado”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação