Logo CNA

ATeG 10 anos – Os técnicos: Os ensinamentos e os aprendizados do professor Alencar
ATEG10anos

Conheça a história do técnico de campo do Senar que atua em Minas

15 de maio 2023
Por Senar

Brasília (15/05/2023) – Faça chuva ou faça sol, o “professor Alencar”, com seus 75 anos, ainda vai a campo ensinar seus “alunos” em escolas sem paredes e classes sem carteiras.

Newton Alencar é técnico de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar em Minas Gerais e um exemplo para cerca de 5.000 profissionais da instituição que trabalham em todo o país levando conhecimento aos produtores rurais e seus familiares.

Quando olha para o passado, foram mais de meio século, 56 anos para ser preciso, dedicados ao campo. Sua história com o meio rural começou quando tinha 19 anos e ele percebeu que a cidade grande, no caso Belo Horizonte, onde morava com a família, já não comportava seus anseios profissionais. “Quando fiz o curso Técnico em Agropecuária percebi que queria ficar no campo”.

Com mestrado em zootecnia na área de produção de carnes, o professor Alencar hoje é técnico de campo de produtores rurais da agroindústria, mas desde 1994 trabalha como instrutor do Senar Minas na área de embutidos e defumados. Em 2019, foi convidado para participar da ATeG como responsável pelo piloto do projeto nacional da agroindústria realizado em Minas.

Professor Alencar durante aula de embutidos e defumados. Professor Alencar durante aula de embutidos e defumados.

Essa vivência de quase 30 anos de Senar serviu como uma troca de aprendizados. “Eu pude aplicar toda a metodologia do Senar nas minhas aulas na Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário da Universidade Federal de Viçosa (Cedaf/UFV). Isso fez muita diferença na formação dos alunos do curso de Técnico em Agropecuária. Minhas aulas passaram a ser mais objetivas, preparava melhor os alunos para atuarem junto ao homem do campo”, disse.

E quando o profissional sai a campo para ensinar, ele volta com muito conhecimento profissional. “O contato com os produtores rurais me fez aprender muito”, conta o professor Alencar e lembra que a Assistência Técnica e Gerencial do Senar veio para suprir uma lacuna que existia na qualificação dos homens e mulheres do campo.

"Além do aprimoramento técnico, a ATeG instrui o produtor para que a atividade dele se torne rentável. Temos diversos resultados positivos ao longo do tempo. A metodologia envolve toda a família, que se entusiasma com os resultados e quer ficar no meio rural para continuar o trabalho.”

Mas não são só os familiares dos produtores rurais que se envolvem, o professor Alencar viu toda sua família envolvida com o campo e com o Senar. A mulher ensina cursos de artesanato, o filho é instrutor de derivados do leite e de tecnologia (drone), e a filha e o genro também trabalham na instituição.

Alencar e parte da família. Alencar e parte da família.

Resumir uma trajetória profissional tão longa não é uma tarefa fácil, mas o professor Alencar dá algumas dicas. “Aprendizado, muito estudo, oportunidade de ajudar pessoas com os conhecimentos que adquiri. Sentimento de realização, graças a Deus hoje eu tenho o reconhecimento da minha capacidade de ensinar e orientar as pessoas a terem uma renda melhor”.

E o futuro? Segundo ele, vai depender do “corpo acompanhar cabeça”, mas parar de atuar não faz parte dos planos. “Para falar a verdade, eu não pensei nisso ainda. Enquanto eu tiver saúde, entusiasmo e força para levar esses conhecimentos e ajudar as pessoas, eu quero continuar. Mas você sabe que o corpo não acompanha a cabeça da gente, né? Graças a Deus no momento eu tenho energia para muito tempo ainda.”

Com colegas de trabalho. Com colegas de trabalho.

O professor Alencar também é referência quando o assunto é material didático. São livros, cartilhas e apostilas publicadas pelo Senar e outras entidades como Senai, Centro de Produções Técnicas de Viçosa e a Editora da UFV, todos sobre Embutidos e Defumados em uma linguagem acessível para os produtores de todos os níveis, principalmente pequenos produtores.

Conheça mais histórias como a do professor Alencar e obtenha mais informações sobre a metodologia de ATeG do Senar que completa 10 anos em 2023 com mais de 226 mil propriedades atendidas em todo o País em diferentes cadeias produtivas: https://www.cnabrasil.org.br/assistencia-tecnica-e-gerencial

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas