Logo CNA

Maranhão

Artesãos de Paulino Neves avançam na produção de artesanatos depois da capacitação do Senar

Artesãos de Paulino Neves avançam na produção de artesanatos depois da capacitação do Senar

30 de julho 2021

Por: SENAR MA

Em visita recente ao município de Paulino Neves (Povoado São Domingos), a equipe do Senar composta pelo superintendente Luiz Figueiredo, pela coordenadora de Formação Profissional Rural (PS) Yolanda Gomes, pela assessora de comunicação Leocândida Rocha e pela instrutora da entidade Antônia Rodrigues, pôde apreciar as belas peças artesanais produzidas por um grupo de pessoas moradoras na zona rural do município.

Os participantes, dentre eles, 12 mulheres e mais 2 homens que dão apoio na retirada do charco dos materiais básicos – participaram ativamente na produção dos artesanatos. Todos foram capacitados pelo Senar por meio dos cursos de Artesanato de Fibra de Buriti (2016), Artesanato de Fibras Naturais (2017) e Mulheres em Campo (2021).

Os treinandos integram a Associação de Pequenos Produtores Rurais de São Domingos, cuja ideia principal é reforçar a produtividade no artesanato das comunidades da região. O interesse está centrado no fortalecimento da entidade para seguir em frente, levando conhecimento e produção como forma de melhorar a qualidade de vida de todos.

A matéria-prima para a produção do artesanato feito pelo grupo, vem do capim de nome taboa, (espécie vegetal também conhecida como capim-de-esteira, pau-de-lagoa, entre outros nomes). É uma planta aquática típica de brejos, manguezais, várzeas e outros espelhos d'água.

Outros materiais bastante usados no processo são a bucha e a fibra da palha do buriti, onde, segundo os artesãos, são excelentes elementos para o artesanato. De tão delicada e maleável, essa fibra é também conhecida como seda de buriti. Ela é extraída das folhas novas, ainda fechadas.

Paulino Neves

Das mãos hábeis artesãos surgem bolsas, arranjos decorativos, chapéus, toalhas de mesa, carteiras, bancos, sofás, porta-moedas, bijuterias, dentre outras.

Maria de Jesus Rodrigues Pereira, uma das líderes da comunidade e do movimento em favor do artesanato, diz que as peças são vendidas na sede de Paulino Neves, São Luís e até em São Paulo, para onde foram levados alguns itens, por visitantes da localidade.

Ela conta que depois dos cursos do Senar, a Associação adquiriu a sua marca própria (logotipo) e apoio de instituições religiosas, para a aquisição da máquina de costura e de outros materiais necessários para compor os produtos finais. Maria revela que com a ajuda, houve um aumento significativo na produção e também na procura. O próximo passo, segundo ela, é construir uma Oficina para servir de sede da Associação, e ainda, guardar o material e expor as obras.

“Eu me sinto satisfeita com a atenção que o Senar tem nos dado. A instituição que nos representa, existe a alguns anos, mas somente depois dos cursos que vieram para nós, que as coisas começaram a andar. E eu recebo o gestor do Senar e sua comitiva com muita felicidade”, ressaltou Maria Rodrigues.

Para Yolanda Gomes, o trabalho realizado na Associação foi de grande importância. Para ela, as mulheres envolvidas no processo, começaram com um treinamento de artesanato de Fibra de Buriti e já faziam algumas peças. Mas foi a partir do treinamento, que aprenderam a fazer acabamento com maior qualidade, a criar outras peças com orientação das instrutoras, e por último, participaram do programa Mulheres em Campo, que ensina a mulher a ser empreendedora.

“Ficamos felizes em ver os resultados, e saber que estão satisfeitas, que já estão vendendo seus produtos e estão ganhando dinheiro”, frisou ela.

O superintendente Luiz Figueiredo, destacou que “todo o nosso esforço em estar aqui, prestigiando nossos treinandos e diante dos belos produtos confeccionados por eles, só temos a elogiar o trabalho realizado e continuar disponibilizando a nossa estrutura operacional para cada vez mais apoiar a comunidade".

3c02330f 1cc8 43cc ab7f 85c517e82256

Matérias Relacionadas