Logo CNA

Paraná

Alep cria Frente Parlamentar do Hidrogênio Renovável
Alep Hidrogenio Renovavel

Grupo formato por 11 deputados vai fomentar a tecnologia verde. Futuramente, produtores rurais poderão ser fornecedores de insumo para a produção do combustível

20 de outubro 2023

Nesta segunda-feira (25), a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) criou a Frente Parlamentar do Hidrogênio Renovável, coordenada pela deputada estadual Maria Victoria. O grupo, formado por 11 deputados, busca fomentar a tecnologia verde na matriz energética do Estado, que já possui a Lei 21.454/2023 instituindo a Política Estadual do Hidrogênio Renovável . A sessão contou com a presença de diversas lideranças rurais paranaenses, como o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, e 120 presidentes, diretores e produtores rurais dos sindicatos de Colombo, São José dos Pinhais, Campo Largo, Rio Negro, Araucária, Bituruna, Irati, Guarapuava, Pato Branco, Cianorte, Marialva, Mandaguaçu, Paranavaí, Londrina, Ivaiporã, Campo Mourão, Ponta Grossa, Tibagi, Cambará, Jacarezinho e Carlópolis.

Participaram da sessão 120 presidentes, diretores e produtores rurais de 21 sindicatos rurais

“O Paraná conta com a lei mais avançada e inovadora do país para desenvolver a cadeia do hidrogênio renovável. Estamos vivendo um momento propício para evoluirmos em políticas públicas atualizadas e eficientes neste campo”, destacou a deputada Maria Victoria. “A Frente vai integrar as ações do Legislativo, auxiliar na atualização constante do ambiente para o desenvolvimento e uso do hidrogênio renovável na nossa economia”, complementou.

Deputada estadual Maria Victoria e presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette

Para o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, o perfil agropecuário do Paraná vai permitir que os produtores rurais sejam fornecedores do insumo para a produção do hidrogênio verde. “A lei sancionada na Alep é um marco legal para conseguimos linhas de financiamento que vão ajudar a desenvolver a tecnologia verde no Estado. Temos um processo agroindustrial muito forte que exige novas soluções energéticas. Já somos o segundo maior produtor de energia solar. Agora precisamos avançar no hidrogênio verde, por conta da situação atual do Estado”, destacou Meneguette. “Esse é um trabalho que não ter partido, focado no desenvolvimento da economia do Paraná”, reforçou o dirigente.

Presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette

Hoje, o Estado é o maior produtor de frango de corte e o segundo principal de leite do país, além de ter o segundo maior rebanho de suínos, com 5,3 milhões de cabeças. O Paraná produz 270 milhões de Nm³/ano de biogás (o que representa 13,8% da produção nacional), com potencial de alcançar 1,3 bilhão de Nm³/ano. Ou seja, futuramente, os pecuaristas poderão fornecer biogás para a produção do hidrogênio verde, obtido a partir de fontes renováveis por meio de um processo com baixa emissão de carbono.

Além de fonte energética, o hidrogênio renovável gera impactos ambientais, como a redução da emissão de gases de efeito estufa e o enfrentamento das mudanças climáticas. “Fomentar o hidrogênio verde é uma forma de ampliar o horizonte de consciência ambiental”, destacou o secretário estadual de desenvolvimento sustentável, Valdemar Bernardo Jorge.

A Frente Parlamentar do Hidrogênio Renovável é formada pelos deputados Maria Victoria, Alexandre Curi, Alisson Wandscheer, Cloara Pinheiro, Do Carmo, Fábio Oliveira, Luis Raimundo Corti, Delegado Jacovós, Flávia Francischini, Luiz Fernando Guerra e Matheus Vermelho.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas