Logo CNA

Goiás

1ª edição do Rally do Senar GO abriu caminhos pra novas trilhas
Yubvjnh

Quase 100 carros e cerca de 200 pessoas fizeram a trilha do conhecimento no Rally

17 de setembro 2018

Por: Sistema Faeg

Quase 100 carros e cerca de 200 pessoas fizeram a trilha do conhecimento no Rally em comemoração dos 25 anos do Senar Goiás. Foi um sábado (15/09), de muita animação, interação entre as famílias e de aproximação com projetos do Senar Goiás, que melhoram a vida de quem vive no campo, resultando em benefícios também para a cidade. A primeira parada foi na fazenda Amaralina, no Município de Santo Antônio de Goiás. Lá o comboio de carros foi recepcionado pelo proprietário, Airton Braga.

O lugar é uma das referências no Projeto de Recuperação de Nascentes, um dos cursos de maior destaque do Senar Goiás. Todos os participantes do Rally conheceram a técnica e em grupos plantaram 150 mudas de árvores.

1ª edição do Rally do Senar GO abriu caminhos pra novas trilhas

Ainda na Fazenda Amaralina, muita gente se impressionou com a demonstração de Doma Índia. É uma técnica de entrega, confiança, respeito e interação entre adestrador e animal. Sem nada de violência, a égua que fez parte da demonstração, permitiu que o adestrador ficasse de pé sobre ela, mesmo sem ter contato antes.

1ª edição do Rally do Senar GO abriu caminhos pra novas trilhas

De lá a trilha seguiu até a Estância Galo vermelho, no município de Nerópolis. O Sr. José Jassi, é um ex bancário que usa os recursos naturais da fazenda, como a água da mina, e em troca protege o meio ambiente. A nascente é totalmente cercada por matas e novas mudas são sempre plantadas. Agora ele está incrementando um projeto de horta hidropônica, ou seja com verduras cultivadas na água. Um incentivo ao cultivo até em apartamentos. As crianças também se divertiram plantando sementes.

1ª edição do Rally do Senar GO abriu caminhos pra novas trilhas

A próxima etapa do Rally foi na fazenda Jenipapo. A propriedade é assistida pelo programa Senar mais há três meses. Segundo o dono, José Camargo, o acompanhamento já fez com que a produção de leite subisse e o custo de manutenção da propriedade diminuísse.

Lá também teve mais uma etapa de prova do Rally que não foi de velocidade mas sim de regularidade. Os participantes tiveram que encher uma carreta de trator com esterco, usado pra adubar a propriedade.

Quase 100 carros e cerca de 200 pessoas fizeram a trilha do conhecimento no Rally em comemoração dos 25 anos do Senar Goiás

De Nerópolis, os carros cruzaram a linha de chegada do Rally em Anápolis, no Novo Parque de exposições Agropecuárias. Lá teve demonstração de Adestramento de cães de pastoreio. Gado e aves foram reunidos e levados para o curral e galinheiro pelo cachorro raça Border Collie. O Senar oferece esse curso para treinar os animais que podem dar uma ajuda e tanto na lida rural.

1ª edição do Rally do Senar GO abriu caminhos pra novas trilhas 1ª edição do Rally do Senar GO abriu caminhos pra novas trilhas

Outra demostração de sucesso e que também atraiu muita gente, foi a de pilotagem de Drones. O “aviãozinho” pode ser os olhos do proprietário lá do alto na fazenda. Ajuda a encontrar animais e monitorar plantações.

1ª edição do Rally do Senar GO abriu caminhos pra novas trilhas

Teve ainda demonstração de Equoterapia, um dos projetos de maior sucesso do Senar. Com ajuda da interação com cavalos, pessoas com algum tipo de deficiência, ligadas ao campo conseguem melhorar a qualidade de vida. E pra encerrar foi servido um farto almoço típico da roça, com música, sertaneja, apresentação de dança e claro a entrega de medalhas pra todos os participantes.

1ª edição do Rally do Senar GO abriu caminhos pra novas trilhas

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas