Logo CNA

Publicações

Mercado em Foco
6 de maio de 2022
Mercado em Foco - "Safra de Boi" 2022: Momento estratégico para a gestão da Pecuária de corte
POR CNA


Mercado em Foco Maio 22


O conceito de safra é muito comum e bem definido para a produção agrícola. Para a bovinocultura de corte brasileira, a “safra de boi” consiste no momento do ano em que há mais bovinos disponíveis para abate, normalmente entres os meses de janeiro à abril/maio, momento em que também se encerra o descarte de fêmeas que não emprenharam na estação de monta.

Geralmente, o momento da safra condiciona a maior oferta do produto e, consequentemente, a menores preços. Essa prerrogativa é fundamental para o planejamento financeiro de cada sistema produtivo. Para o pecuarista esse momento é decisivo em termos de estratégia quanto a mensuração dos resultados de sua atividade.

A forma, o período e a decisão de comercializar seus animais deve ser condicionada às praticas de manejo e ao sistema produtivo que o produtor adota bem como a uma análise de mercado fundamentada.

A seguir serão pontuadas estratégias que o pecuarista pode assumir com foco na obtenção de margens considerando também os riscos de cada escolha feita.

Clique aqui para baixar o pdf