Logo CNA

Santa Catarina

Visita técnica em propriedade de Ibicaré destaca manejos na apicultura
CNA IMAGEM PRINCIPAL

Trabalhar pensando no período de entrada do outono/inverno com estratégias para redução de alvado, alimentação e proteção de colmeias, entre outras medidas, busca fortalecer a atividade

10 de abril 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Trabalhar os manejos da apicultura pensando em período de entrada do outono/inverno com estratégias para redução de alvado (entrada e saída das abelhas da colmeia), alimentação e proteção de colmeias, entre outras medidas para fortalecer a atividade. Com esse propósito ocorreu uma visita técnica na propriedade do produtor Celso Becker em Linha Cedro, no município de Ibicaré, no Meio-Oeste catarinense.

A iniciativa integrou as ações do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (AteG) desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Água Doce.

As atividades foram conduzidas pelo técnico Isaac Moreira e contaram com a presença do supervisor regional do Senar/SC Jeam Palavro, do presidente do Sindicato Rural Newton Bedin e do supervisor técnico da ATeG Fernando da Silveira.

De acordo com Jeam Palavro, a visita a campo demonstrou o trabalho de manejo nas colônias com divisão de enxames, realizado na propriedade no mês de fevereiro. Também foi conferida a questão do manejo de substituição de ceras. “Os produtores avaliaram de forma positiva a iniciativa e destacaram que foi fundamental para aplicar novas técnicas em suas propriedades”.

ATEG APICULTURA

A Assistência Técnica e Gerencial possibilita acompanhar os apicultores em todas as etapas de produção, desde atividades de campo até processos gerenciais. Durante dois anos, os técnicos fazem visitas mensais aos produtores e auxiliam na evolução das propriedades. O programa também contempla visitas técnicas e Dias de Campo.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, salienta que a ATeG na área apícola atendeu, no período de 2016 a 2022, 676 propriedades em 88 municípios, totalizando mais de 34 mil horas de consultoria. “Neste ano estamos trabalhando com 14 grupos que contabilizam 437 produtores em atendimento e o objetivo é fortalecer cada vez mais esse trabalho que muito nos orgulha com tantos resultados positivos”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementa que a iniciativa está transformando as propriedades com um eficiente controle da nutrição, sanidade, genética, análise de gestão, manejos dos espaços, entre outros. “Nossas expectativas são as melhores para este ano e temos a certeza de que os indicadores seguirão aumentando com mais produtividade, inovações e incremento na renda das famílias”.

A coordenadora do programa em SC, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, explica que o acompanhamento é personalizado com metodologia que contempla diagnóstico produtivo, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. “O programa é gratuito e quem tiver interesse deve procurar o Sindicato Rural de sua região para se inscrever para futuras turmas”.

Matérias Relacionadas