Logo CNA

Mato Grosso

Vilmondes Tomain preside painel sobre produção sustentável
Whats App Image 2023 05 23 at 18 21 16

“O produtor é uma das fatias que mais preservam no estado. A gente está falando que 40% das áreas preservadas estão dentro das propriedades rurais"

23 de maio 2023

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain presidiu o painel “Produção Sustentável – Desafios e Oportunidades”. O painel fez parte da programação do 2º Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas – Desenvolvimento e Sustentabilidade. O evento aconteceu no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), em Cuiabá, nos dias 22 e 23 de maio. O congresso é uma iniciativa do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) e da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, presidida pelo Conselheiro Sérgio Ricardo.

Participaram como panelistas o juiz de direito titular da 7ª Vara Cível – TJ/MT, Yale Sabo Mendes, o superintendente de Meio ambiente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nabil Moura Kadri e o gestor Jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rodrigo Bressane.

O produtor rural é o que mais ajuda a preservar as florestas e matas nativas do País. Cerca de da vegetação nativa está preservada pelas fazendas brasileiras. De acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em Mato Grosso 40,7% das áreas preservadas estão em propriedades rurais.

“Estamos falando de preservação de uma área de capital imobilizado. O produtor é uma das fatias que mais preservam no estado. A gente está falando que 40% das áreas preservadas estão dentro das propriedades rurais. O produtor faz isso e faz muito bem”, reforçou o presidente do painel, Vilmondes Tomain.

Ainda de acordo com Tomain, o papel do produtor de Mato Grosso tem sido cumprido com maestria e principalmente porque segue uma das legislações mais rigorosas do mundo, o Código Florestal Brasileiro.

O gestor jurídico Rodrigo Bressane apresentou a estrutura organizacional do sistema sindical rural, assim como os dados da evolução da agropecuária mato-grossense, um panorama do agronegócio no Brasil e em Mato Grosso, entre outros.

O juiz Yale Sabo Mendes destacou que a economia de Mato Grosso é pujante e é sustentada pelo agronegócio. “Vivemos um estado pujante, o que nos faz, se não o principal estado, mas um dos principais do país. É visível o crescimento de Mato Grosso e da produção de alimentos, e o setor produtivo é a grande coluna que sustenta. Estamos indo muito bem, estamos no caminho certo”, disse Sabo Mendes.

No encerramento do painel, Vilmondes Tomain agradeceu às pessoas, a sociedade mato-grossense por acreditar e reconhecer que o produtor rural produz com responsabilidade e o faz com sustentabilidade. “Obrigado sociedade mato-grossense”.

Matérias Relacionadas