Logo CNA

Mato Grosso

Vendas da Natural do Campo aumentaram 50% em relação a 2021
Natural do campo 2 scaled

Valor arrecadado chegou a R$ 50 mil com vendas de produtos

5 de dezembro 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Em três edições realizadas em 2022, os 25 pequenos produtores rurais participantes da Feira Natural do Campo comercializaram juntos cerca de R$ 50 mil. O valor foi arrecadado a partir da venda de aproximadamente cinco mil itens produzidos por produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

De acordo com o supervisor da ATeG, Thiago Salapata, houve um incremento de 50% a mais nas vendas em relação as edições de 2021. “Sem dúvidas, todos saíram felizes: o produtor que conseguiu vender um produto com valor agregado e o consumidor que conseguiu comprar um produto fresco com um valor menor que no mercado”, destacou.

Segundo levantamento realizado ao longo dos eventos, por volta de duas mil pessoas passaram pelas feiras que aconteceram no estacionamento do Pantanal Shopping, entre os meses de novembro e dezembro deste ano. Dentre elas, esteve a consumidora Carla Souza que esteve acompanhada da família e aproveitou para conhecer mais sobre o Senar-MT. “Da primeira vez vim para conhecer e hoje voltei para comprar. Os preços estão muito bons e já estou levando frutas para casa”.

Elicássia Jaudy, participou apenas da última edição da Feira e aprovou a iniciativa. “Compramos queijos, doces, salames. Os preços estavam muito bons, o ambiente agradável e gostei muito de ter vindo” destacou.

A Feira Natural do Campo foi realizada pela primeira vez em 2021, em sete edições. Ela foi uma oportunidade dos produtores atendidos pela ATeG do Senar-MT de comercializarem seus produtos diretamente com os consumidores e envolveu um extenso planejamento. “A organização envolveu uma série de processos como a infraestrutura, logística, parceria com outras equipes e empresas, alinhamentos com o Shopping, tudo para atendermos o objetivo de possibilitar esse contato entre produtor e consumidor”, avaliou a analista da ATeG, Tamirys Fernanda.

A ATeG atingiu em 2022 a marca de cinco mil propriedades atendidas em todo o estado. Pelo programa, produtores de quatorze cadeias produtivas recebem orientações de técnicos de campo credenciados, sem custo. O auxílio contribui para a melhoria da produtividade nas propriedades rurais e consequentemente aumenta a renda do produtor.

Com a palavra produtor

“Já trabalho com abelha há cinco anos e hoje já temos 200 caixas. Além de vender os produtos, estamos nos tornando conhecidos e aumentando a nossa clientela”, afirmou o produtor rural Germano Ferreira de Nossa Senhora do Livramento, que comercializou mel durante a Feira Natural do Campo.

“Tivemos uma repercussão além do que esperávamos, porque conseguimos vender todos os nossos produtos em uma das edições do evento. Achamos a oportunidade muito interessante e esperamos que tenham mais feiras no ano que vem”, afirmou o produtor rural e agrônomo Cleonir Andrade de Chapada dos Guimarães, que comercializou derivados de mandioca durante a Feira Natural do Campo.

“Começamos a participar da Feira neste ano e trouxemos os nossos arranjos, nossas plantas e foi uma forma das pessoas conhecerem o nosso trabalho. Também sou atendida pela ATeG e acho legal ter um técnico para te ajudar em algumas questões. Temos um suporte e é essencial essa parceria”, destacou Helena Alves de Tangará da Serra, que comercializou cactos e suculentas durante a Feira Natural do Campo.

Selo


Matérias Relacionadas