Logo CNA

Mato Grosso

Turma de Nova Olímpia é a 24ª do Programa de Aprendizagem Técnica
Sala de aula

Inciativa feita em parceria entre Senar-MT, Senai-MT e mais de 90 empresas do setor agropecuário de Mato Grosso está atendendo cerca de 570 jovens em todo o estado

3 de maio 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Crédito das imagens: Uisa

Jovens de Nova Olímpia são os mais novos participantes do Programa de Aprendizagem Técnica, ofertado pela parceria entre os Serviços Nacionais de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Industrial (Senai-MT) e, neste município, com a Uisa. Os aprendizes iniciaram o curso de Manutenção em Máquinas Pesadas e fazem parte da 24ª turma do programa. A aula inaugural foi realizada nesta terça-feira (02.05), pela empresa.

Dentre os participantes da turma está Eliadny Alves Gomes, que aos 18 anos, espera ansiosa para aprender novos conhecimentos. Após precisar parar os estudos do curso Técnico em Agropecuária, pelo Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT) de Campo Novo do Parecis, ela se sentiu privilegiada por conseguir aproveitar uma oportunidade de aprendizado em seu próprio município.

Eliadny durante aula inaugural do Programa. Crédito das imagens: Uisa

“Ficamos muito felizes por ter aberto essa turma aqui na cidade em que a gente mora, uma oportunidade única para nós jovens que estamos em busca de emprego. A minha expectativa é grande, espero adquirir muito crescimento pessoal e profissional e contribuir com a empresa”, destacou. Eliadny, ainda ressaltou a importância de terem mulheres interessadas na profissão de máquinas pesadas, o tema do programa de aprendizagem. “Participando de eventos de mulheres no agro, percebi que são poucas as mulheres que têm interesse nesse ramo, por isso, me senti motivada e entusiasmada para aprender cada dia mais”.

O Programa de Aprendizagem Técnica é destinado para pessoas de 17 a 22 anos que tenham concluído o ensino médio e sejam contratadas na modalidade de jovens aprendizes pelas propriedades rurais ou empresas do setor agropecuário. Ao todo, o Programa possui duração de dois anos, sendo o primeiro ano, teórico, e o segundo, de prática na empresa. A carga horária é superior a 3.000 horas/aula e há remuneração salarial.

TCT – A parceria com o Senai-MT se concretizou por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições, possibilitando oportunidades de formação para que os jovens atuem no campo em diversas áreas. Em execução desde 2021, o Programa de Aprendizagem Técnica atende 93 empresas e está capacitando 573 jovens para o mercado de trabalho.

O curso é o meio para atendimento à Lei da Aprendizagem (nº 10.097/2000). O intuito é ampliar mão de obra qualificada para o campo e melhorar a qualidade de vida para os jovens profissionais que atuam no setor agropecuário.

A 25ª turma já está em processo de seleção. Será para o curso de Manutenção Automotiva, em Várzea Grande. Até o dia 13 de maio, os inscritos participarão do processo de provas específicas e entrevistas. As aulas estão previstas para iniciar em junho.

Selo

Matérias Relacionadas