Logo CNA

Santa Catarina

Turma da ATeG Pecuária de Corte de Campo Belo do Sul encerra com expressivos resultados
CNA IMAGEM PRINCIPAL1

Sindicato Rural de Campo Belo do Sul apresentou resultados e avaliação das atividades desenvolvidas nos últimos dois anos

11 de abril 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

A turma da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Bovinocultura de Corte, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), e Sindicato Rural de Campo Belo do Sul encerrou o programa, neste mês, com apresentação de resultados e avaliação das atividades desenvolvidas nos últimos dois anos.

O evento ocorreu em um restaurante do município e marcou também a renovação do grupo na ATeG. Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Campo Belo do Sul, Alex Fernando Manfroi, a técnica de Campo Sthefany Fagundes Palavro, o supervisor técnico Celio Castello de Souza e a supervisora regional do Senar/SC Stephanye Fanton.

De acordo com Stephanye Fanton, a iniciativa foi realizada com pleno êxito e impactou no aumento da produtividade, na gestão mais qualificada, na organização das atividades, na implementação de novas tecnologias e inovações em vários outros aspectos. “Os relatos nos surpreenderam positivamente”.

ATEG PECUÁRIA DE CORTE

Com duração de dois anos, a metodologia da ATeG é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vez por mês, além de acompanhamento contínuo a distância. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressaltou os expressivos resultados, tanto em números quanto em desempenho nas propriedades. “Desde que foi criado em 2016, o programa atendeu mais de 3.000 produtores na área de pecuária de corte em 197 municípios catarinenses. “Neste ano, contamos com 56 grupos e 1.600 produtores”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, salientou que as propriedades rurais que participaram da ATeG se destacam como grandes exemplos de empreendedorismo e inovação no campo. “Neste ano, vamos continuar trabalhando para elevar a produtividade, aperfeiçoar a gestão e elevar a renda dos nossos produtores”.

A coordenadora da ATeG SC, Paula Coimbra Nunes, explicou que o programa oportuniza ao produtor explorar novas estratégias para fortalecer seus negócios. “Os principais resultados técnicos alcançados incluem a implantação de sistemas de gestão nas propriedades; recuperação de pastagens degradadas e manejo de pastagens e implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta. São dois anos de acompanhamento para aprimorar as técnicas e o gerenciamento da propriedade, o que possibilita tornar a produção mais eficiente e lucrativa”.

Matérias Relacionadas