Logo CNA

Mato Grosso

Treinamento metodológico da ATeG atrai profissionais de agrárias de MT e outros estados
Treinamento ateg senar mt

Capacitação seguirá até a sexta-feira (20) em Cuiabá

17 de outubro 2023

Por: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Senar-MT

Foi na madrugada desta segunda-feira (16.10) que o zootecnista de Barreiras – BA, Diego Lauro desembarcou em Cuiabá, para participar do Treinamento Metodológico da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). A capacitação seguirá até a sexta-feira (20.10), no Auditório da Famato, para Diego e outros 40 profissionais que pretendem trabalhar no estado.

“Na Bahia, trabalho há dois anos na área de assistência técnica. Conheço uma técnica de campo da minha cidade que trabalha em Mato Grosso e foi ela quem me incentivou a vir. Pretendo conhecer a metodologia e, quem sabe, poder mostrar o meu trabalho e auxiliar os bovinocultores de corte do estado”, afirmou o zootecnista.

A capacitação não garante a atuação dos profissionais como técnicos de campo da ATeG, conforme explica o gerente da área, Bruno de Faria. “Atualmente estamos com 206 técnicos de campo credenciados, atendendo em 14 cadeias produtivas por meio dos 94 Sindicatos Rurais do estado, que é quem solicita os atendimentos. A medida que forem demandadas novas frentes, acionamos o pessoal que já foi capacitado, mas não há um prazo determinado para que isso ocorra”.

Apesar dessa especificidade, é importante que os profissionais já conheçam a metodologia quando surgir uma oportunidade de atuarem na área. Com experiência de mais de seis anos na ATeG do Senar Goiás, a zootecnista Luciana Valadão é quem ministra os conteúdos teóricos aos profissionais.

Segundo ela, alguns requisitos são necessários para que os técnicos obtenham bons resultados no campo. Dentre eles está a consciência de que cada propriedade é única. “Assistência técnica não é uma receita de bolo. O que é bom para um produtor pode não ser para outro e o técnico precisa saber qual é a real necessidade de cada um”, afirma.

Além disso, a profissional destaca a importância de estabelecer um relacionamento de confiança entre produtor e técnico. “Vocês não venderão um produto, na verdade comercializarão ideias, soluções, sonhos que – às vezes – levam dois anos para se realizar. Se o produtor não confiar em vocês, ele não vai fazer o planejamento a longo prazo e não vai conseguir a melhora que tinha previsto”, destacou.

Programação – Durante a abertura do evento, nesta segunda-feira 16 de outubro, participaram o superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis e os diretores da Famato, Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais).

De acordo com Ronaldo, os grandes beneficiados serão os produtores rurais. “Esses profissionais já tem uma formação e aqui vão aprimorar ainda mais os seus conhecimentos, com o intuito de atender a demanda do campo e melhorar a produção das propriedades do nosso estado”.

Além dos conteúdos teóricos, os participantes também visitarão uma propriedade rural na Baixada Cuiabana, para uma aula de campo. A programação externa está prevista para a quarta-feira (18.10).

Da assessoria de imprensa do Senar-MT

Matérias Relacionadas