Logo CNA

Minas Gerais

Treinamento de equipe do FIP Paisagens Rurais é realizado em Prata (MG)

8 de novembro 2021

Por: SENAR MINAS

A reunião de alinhamento e treinamento do Projeto FIP Paisagens Rurais, em Prata, reuniu 52 técnicos e cinco supervisores na sede da Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata (Cooprata). O coordenador do projeto e analista técnico do SENAR MINAS, Ricardo Tuller, explica que o objetivo foi reforçar questões técnicas e a abordagem junto ao produtor. “Conversamos sobre como o incentivar a trabalhar práticas da agricultura de baixo carbono e aspectos de gestão e manejo de pastagem”, completou.

Treinamento de equipe do FIP Paisagens Rurais é realizado em Prata (MG) - SENAR MINAS

Visita à propriedade durante o treinamento

A programação contou com palestras dos supervisores Sebastião de Paula Júnior e Cristiano Ramos Evangelista. Eles falaram sobre os lançamentos no sistema a partir dos indicadores socioambientais, planejamento anual e orientações técnicas, entre outros temas. “Nosso trabalho é educativo, então temos que descrever bem a recomendação para o produtor acessar a qualquer momento e consultar todos os dados econômicos da propriedade. Foi um momento para alinhamento dessas ações”, explicou Cristiano.

Outras palestras foram com o consultor máster do Programa ATeG, Walter Ribeiro, e o supervisor Lucas Leocádio Pereira. Os participantes também visitaram uma propriedade para ver um sistema de pastejo rotacionado. “É uma tecnologia que tentamos colocar para o produtor e que proporciona aumento da produtividade e da qualidade do capim. Foi importante os técnicos verem o funcionamento, quais os benefícios e as melhorias para o produtor”, destacou.

“O projeto está iniciando a sua segunda fase, com a abertura de mais 800 vagas. Foi muito importante fazer esse alinhamento e foi uma oportunidade para integração dos novos técnicos. Outras ações serão feitas ainda neste ano para o aprimoramento da execução e melhorias contínuas nos trabalhos de campo”, disse o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberaba, Caio Oliveira.

O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, por meio do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do MAPA, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.

Matérias Relacionadas