Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Transformando Vidas: em um ano, propriedade atendida pelo ATeG MS triplica produção de seringueiras
Transformando floresta

18 de fevereiro 2020

Por: Leandro Abreu

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Ao seguir as recomendações de adubação e correção do solo indicadas pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, o produtor de seringueira Cláucio Castanha ampliou a área plantada e triplicou o número de árvores em produção, localizada no município de Aparecida do Taboado. Esse é o case de sucesso da série “Senar/MS Transformando Vidas” desta semana.

“A assistência técnica é muito importante para nosso operacional porque os serviços são feitos no momento oportuno, sem ‘passar da hora’. Sempre há uma vistoria, verificação da qualidade de sangria, análise de solo, recomendações. Isso é feito sempre, pois se deixar por conta da gente, que tem pouco tempo para estar aqui. A parte operacional tem favorecido bastante e, sem dúvida, impacta na produtividade”, acredita.

Conforme relatórios técnicos, em apenas um ano de atuação do Senar/MS, a propriedade de Castanha saltou de 4 mil para 12 mil plantas em produção. Além disso, a capacitação constante dos funcionários da propriedade é fundamental para esse progresso do negócio.

“Os funcionários absorvem bastante conhecimento com a assistência. E como os técnicos são bem interativos, todos ficam bem à vontade. Quando tem alguma dúvida, mandam mensagens diretamente para o técnico”, conta.

Ao triplicar a produção, Castanha comercializou, nesse período, um total de 30 toneladas de coágulos de látex.

“Santo de casa não faz milagre! Um técnico explicando dá um peso diferente à atividade, agrega conhecimento para os funcionários e dá resultado para a propriedade. Sem contar que a gente fica mais tranquilo porque qualquer dúvida que surge, tem a quem recorrer. Não precisa recorrer ao vizinho ou a um curioso”, ressalta.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS nas propriedades contempladas pelos programas de assistência técnica e sobre as transformações no meio rural.

Quer saber mais sobre a editoria Mercado Agropecuário? Acesse aqui ! Você também pode obter outras informações sobre o Senar/MS, acessando o link .

Matérias Relacionadas