Logo CNA

Minas Gerais

Terreiro suspenso dentro da lavoura leva praticidade e inovação para família de cafeicultoras

14 de julho 2020

Por: SENAR MINAS

Terreiro suspenso dentro da lavoura leva praticidade e inovação para família de cafeicultoras - SENAR MINAS

Marinês Batista Aguiar e as filhas Maria Clara e Maria Cândida Aguiar Batista se dedicam à produção do café especial Grãos da Montanha há dois anos. Além de contar com a ajuda do Sistema FAEMG/SENAR/INAES nesse trabalho, agora elas otimizaram o processo pós colheita construindo um terreiro suspenso dentro da lavoura na Fazenda Pouso Alegre, localizada no Corrégo dos Teixeiras, em Martins Soares, onde moram.

A inovação foi criada pelo engenheiro agrônomo e doutor em fitotecnia Milton Pereira Flores, que também é instrutor do SENAR. Ele ensinou a técnica à família durante o curso Colheita e Preparo de Café - Pós Colheita Via Seca, que foi promovido em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim e Prefeitura de Martins Soares. Segundo Marinês, “o curso agregou muito conhecimento. Conseguimos tirar algumas dúvidas teóricas e aprender sobre práticas aparentemente corriqueiras, mas que fazem a diferença e facilitam o dia a dia”.

Para a produtora, a tecnologia do que chamam de “terreiro de passagem” resolveu uma questão logística, já que a lavoura fica longe dos seis terreiros suspensos, também construídos na propriedade após cursos do SENAR. A instalação feita com paletes e sombrite “foi muito eficiente, porque o grão já começa o processo de secagem lá na lavoura mesmo e sem contato direto com o chão ou outras impurezas”, relatou Marinês.

Milton reforça que “o início precoce da secagem e a limpeza contínua do café sobre os terreiros evitam qualquer risco de formação de ‘água-livre’ na massa dos grãos, evitando a fermentação e formação de massa de resíduos em decomposição, garantindo a melhoria da qualidade do produto”.

Facilidade com foco na qualidade

Segundo Milton Pereira Flores, a construção do terreiro suspenso na lavoura facilita e melhora o processo pós-colheita com foco na qualidade. Ele explica que os cafeicultores ganham tempo e aproveitam o espaço dos carreadores e caminhos da lavoura que, normalmente, têm elevada exposição solar e ventilação.

“Colocar o café recém-colhido e peneirado em terreiros suspensos instalados na lavoura favorece a grande perda de água que acontece nos primeiros três a quatro dias imediatosà colheita. Nesses terreiros podem ser colocados cargas de até 40 litros de café/m2 em três ou quatro turnos por dia”, esclarece.

Os terreiros dentro da lavoura podem ser instalados por andares nivelados, como se fossem prateleiras, gerando melhor utilização do espaço. Além disso, “a declividade dos carreadores facilita as operações de carga e descarga manual por deslizamento da massa de grãos”.

O especialista também aponta que “as instalações resultam em um menor custo por transporte do café recém-colhido e acabam com a dificuldade do traslado entre a lavoura e o terreiro. O terreiro suspenso na lavoura também elimina o custo da limpeza de resíduos durante a secagem, e permite um maior e melhor controle das operações da colheita e pós-colheita”.

Para o futuro

Essa tecnologia ainda pode ser melhorada de diversas formas e é mais um avanço na busca por cafés de melhor qualidade, segundo Milton. Para ele, “cafés de pior qualidade estão com os dias contados. Essa inovação deve ser usada para beneficiar as famílias cafeicultoras e de toda a cafeicultura brasileira”.