Logo CNA

Minas Gerais

Técnico do AgroNordeste incentiva construção de viveiro com ‘custo zero'

21 de março 2022

Utilizar e reaproveitar materiais sem adquirir absolutamente nada com dinheiro. Foi assim que a Fazenda Salva Vidas, em Itaobim, construiu um viveiro de mudas. A ideia surgiu da dificuldade de manter as mudas saudáveis e produzir direto no canteiro, uma vez que os insetos e o clima estavam desfavorecendo a horta.

“A estrutura do viveiro possibilita mais qualidade e constância de produção. Além disso, o produtor ganha autonomia para plantar o que quiser e quando quiser, pois detém controle de todo o processo”, explicou o técnico de campo do Programa AgroNordeste, Lucas Cordeiro.

Técnico do AgroNordeste incentiva construção de viveiro com ‘custo zero' - SENAR MINAS

Os benefícios da iniciativa foram expostos pelo técnico ao casal atendido e, segundo ele, mesmo se os produtores desembolsassem alguma quantia financeira, “valeria a pena, tendo em vista a importância do viveiro dentro de uma propriedade de hortaliças”.

Com tantos argumentos, Irene Ribeiro Silva e Uildo Chaves Almeida arregaçaram as mangas para resgatar tudo o que estava sem uso na propriedade: postes de eucalipto, ripas, tábuas, pedaços de lona, plástico e isopor. Faltou apenas um pedaço de filme de estufa, que foi trocado por três queijos avaliados em R$ 36. “Durante uma visita técnica, o próprio Lucas percebeu que o nosso vizinho, também atendido com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), estava com filme de estufa sobrando. Na hora que soube da nossa necessidade, ele entregou o material e depois negociou comigo essa forma de pagar”, relembrou Irene.

O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma, elogiou a iniciativa do técnico, que soube reaproveitar, instruir e engajar os produtores para investir em novidades na propriedade. “Foi uma atitude totalmente proativa. Além de participar da execução, mostrou o zelo também com a sustentabilidade”.

Com o viveiro pronto, Irene está animada. “As coisas estão melhorando e vão melhorar cada dia mais. Ainda bem que conheci a ATeG! Agradeço de coração todo este povo que colabora para o crescimento da nossa propriedade”. Uildo concorda com a esposa: “agora a propriedade trabalha do jeito certo”.

Matérias Relacionadas