Logo CNA

Minas Gerais

Supervisores e técnicos fazem atualização metodológica

12 de junho 2022

Supervisores e técnicos de campo do Projeto FIP Paisagens Rurais, do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Sistema FAEMG, estão participando de uma capacitação para atualização metodológica, nesta semana, em Campina Verde. As atividades foram divididas em duas etapas: parte gerencial do Programa ATeG, com o instrutor José Geraldo da Silva Machado; e parte técnica, com o consultor máster do ATeG Balde Cheio, Walter Ribeiro, abordando práticas da bovinocultura de leite durante visita a propriedade assistida no município. O treinamento iniciou na última segunda-feira (30) e segue com atividades até esta sexta-feira (3).

Supervisores e tecnicos fazem atualizacao metodologica 1

Parte teórica da atualização metodológica

O coordenador do Projeto FIP Paisagens em Minas Gerais, Ricardo Tuller, destacou a importância da capacitação para o alinhamento do trabalho, principalmente porque 95% dos técnicos do FIP fizeram o treinamento de forma on-line, em decorrência da pandemia. “Agora, no formato presencial, o conteúdo repassado fortalece os objetivos da assistência técnica e gerencial, e potencializa os resultados positivos em campo, por meio do alinhamento da importância de cada dado coletado na propriedade, trazendo informação de qualidade para a tomada de decisão mais assertiva entre técnico e produtor”, completou.

Ao todo, 64 técnicos e quatro supervisores estão participando da capacitação. “Está sendo uma semana muito produtiva, de imersão no aprendizado e na troca de informações. Cada técnico tem uma vivência diferente e a sua experiência em uma propriedade pode colaborar e representar uma orientação para outro profissional”, afirmou o gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira.

Supervisores e tecnicos fazem atualizacao metodologica 2

Semana de capacitação incluiu visita de campo a propriedade assistida

“É uma atualização de extrema importância para fazer o nivelamento entre técnicos e supervisores, visando levar aos produtores a ideia de tratar a propriedade como uma empresa rural. Estamos sempre capacitando e atualizando os técnicos neste sentido. É muito gratificante rever a equipe técnica e trocar conhecimento”, afirmou o supervisor do FIP Paisagens, Raul Ribeiro Silveira.

O técnico de campo Sebastião Lázaro Franco também aprovou a capacitação, a primeira que participa de forma presencial. “É de grande valia este aprendizado, especialmente as visitas em campo, pois no nosso trabalho não tem ‘receita de bolo’, todo dia é uma situação diferente. O conteúdo veio ao encontro, principalmente, do que os técnicos que estão iniciando precisam para crescer junto com os produtores”, comentou.

Matérias Relacionadas