Logo CNA

Mato Grosso

Solenidade de posse da nova diretoria da Famato reúne lideranças do setor produtivo
OS2 2151

Vilmondes reafirmou seu compromisso com os sindicatos rurais de Mato Grosso

10 de fevereiro 2023

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

Ao tomar posse nesta quinta-feira (9/02) em uma solenidade, no Cenarium Rural, em Cuiabá, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Sebastião Tomain falou dos principais desafios do seu mandato e da necessidade de o sistema sindical rural estar cada vez mais preparado para atender ao produtor rural.

“A grandeza do Sistema Famato é tremenda e com grande poder de representatividade, mas com ela vem também grandes responsabilidades, e nós nos propusemos atuar com transparência e cada vez mais buscar atender as necessidades do homem do campo”, discursou Tomain ao ser empossado.

Vilmondes reafirmou seu compromisso com os sindicatos rurais de Mato Grosso. “Esperem e cobrem dessa diretoria a execução das mudanças necessárias no sistema. Vocês vieram para agregar. Meus parceiros vocês me credenciaram presidente, mas esta casa pertence aos 94 sindicatos rurais. A primeira cadeira é de vocês”.

O diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-Central), Daniel Carrara, o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, o Governo do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, parlamentares, senadores, lideranças do setor agropecuário, Judiciário, Indústria, Comércio, presidentes de Federações de Agricultura e Pecuária e sindicatos rurais, entre outras autoridades, estiveram presentes na solenidade de posse em Cuiabá.

Vilmondes terá mandato de três ano (2023/2025), juntamente com a diretoria Executiva, composta por dois vice-presidentes (primeiro e segundo), Relações Institucionais (titular e vice), Administrativo e Financeiro (titular e vice), cinco suplentes, seis integrantes do Conselho Fiscal (três titulares e três suplentes) e dez vice-presidentes de Regionais (cinco titulares e cinco suplentes).

O diretor do Senar Central, Daniel Carrara, falou do histórico do presidente empossado no sistema sindical rural. “Com o histórico do senhor no sistema e no agro mato-grossense, com certeza o trabalho vai ter continuidade. Em nome do nosso presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, quero dizer que a CNA e o Senar Nacional estão disponíveis e à disposição para ajudar, apreender e também ensinar. Desejamos sorte ao senhor Vilmondes e a toda sua diretoria e dizer que estamos com as portas abertas em Brasília”, disse Carrara ao empossar Tomain e demais membros da diretoria.

Compromisso – Manter um diálogo coletivo com os poderes de Mato Grosso em prol do setor produtivo é um dos compromissos da nova diretoria. “Vamos construir uma ponte com a sociedade, poderes e com as mídias. Assim como, captar e reunir as demandas individuais dos produtores. “Queremos ser a voz validada pelo produtor rural que unifique nosso discurso e nossa ação em prol do agronegócio mato-grossense”, afirmou Tomain.

De acordo com Tomain, o foco é buscar um modelo sindical que seja o ambiente comunitário da maioria dos produtores. “Prezamos pela união com o produtor rural. Eles serão como sensores capazes de informar sobre os problemas do dia-a-dia no campo”.

Tomain fez a apresentação dos superintendes das casas que compõe o Sistema Famato. No Senar Mato Grosso, José Luiz Fidelis, no Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer e no Instituto AgriHub, Otávio Celidonio.

Homenagens - Tomain dedicou ao ex-presidente Normando Corral a honraria mais alta do Sistema Famato – o troféu “Luiz Alfeu” e uma placa em sinal de respeito e reconhecimento pelos serviços prestados ao produtor, ao sistema e ao setor agropecuário.

O troféu foi criado pelo Sistema Famato com o objetivo de prestigiar os presidentes que cumpriram seu papel e contribuíram para o desenvolvimento do agronegócio de Mato Grosso. A honraria leva o nome do colaborador mais antigo do sistema, o assessor jurídico da Famato, Luiz Alfeu (In memoriam).

Vilmondes Tomain foi surpreendido com uma surpresa preparada pela sua família. Ele recebeu das mãos da sogra, Cleusa Resende, um retrato dos seus pais, Jeorgina Tomain e Alcides Tomain (In memoriam). “Nem um quadro na parede, um diploma, faz um homem íntegro como você. Meu genro, meu filho, você é amor. Você é o espelho dos seus pais, em integridade, exemplo de pai, esposo, filho e gestor. Eu e nossa família temos muito orgulho de você. Que Deus abençoe você e a todos da diretoria”, disse Cleusa.

Maristela Corral, esposa do ex-presidente Normando Corral foi homenageada, recebendo um buquê de flores das mãos da esposa de Tomain, Luciana Resende Tomain que também recebeu homenagens da família.

Diretoria empossada - triênio 2023/2023

Presidente: Vilmondes Sebastião Tomain

1º Vice-presidente: llson José Redivo

2º Vice-presidente: Amarildo Merotti

Diretor de Relações Institucionais: Ronaldo Vinha

Vice-diretor de Relações Institucionais: Tiago Stefanello Nogueira

Diretor Administrativo Financeiro: Robson Marques

Vice-Diretor Administrativo Financeiro: Wildon Cardoso de Souza

1º Suplente da Diretoria: Alexandre Pizzolato

2º Suplente da Diretoria: Celso Domingos Nogueira

3º Suplente da Diretoria: Otalécio Januário de Sá

4º Suplente da Diretoria: Joaquim José de Almeida Junior

5º Suplente da Diretoria: Paulo André Zen

Vice-presidente Região I : Marcelo Fontanelle

Suplente: Nelson Yoyti Obuti

Vice-presidente Região II: Anísio Vilela Junqueira Neto

Suplente: Alex Wisch

Vice-Presidente Região III: Silvano Filipetto

Suplente: Ana Maria Callegari Onuma

Vice-presidente Região IV: Michel Perez Leinat

Suplente: Raul Santos Costa Neto

Vice-presidente Região V: Marcos Roberto Bravin

Suplente: Roberto Carlos Montagna

Conselho Fiscal Efetivo: Euclides Maciel da Cruz, Jose Lino Geraldo Martins Rodrigues, Ademilson Pereira de Queiroz

Conselho Fiscal Suplentes: Maria das Dores de Souza, Ricardo da Silva Correa, Etso Rosolin

Matérias Relacionadas